Siga nas redes sociais

Search

Índice de Confiança do Empresário Industrial recua 0,7 ponto em janeiro

Foto: THINK b/AdobeStock
Foto: THINK b/AdobeStock

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), caiu 0,7 ponto em janeiro, passando de 56,7 pontos para 56 pontos. O índice varia entre 0 e 100, tendo uma linha de corte em 50 pontos. Dados acima de 50 indicam confiança e abaixo, falta de confiança.

Os resultados se devem à frustração de expectativas diante do alto grau de incertezas do cenário econômico em 2022, influenciado pela pandemia, na avaliação do gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo:

“O avanço da contaminação no Brasil, que tem levado ao afastamento de funcionários, assim como restrições adotadas por alguns países devido ao recrudescimento da pandemia, mina a confiança de uma continuidade da retomada econômica e normalização do acesso a insumos”.

Dentro dos componentes do índice, o Indicador das Condições Atuais recuou 0,4 ponto e ficou em 49,6 pontos. Por estar abaixo da linha divisória, revela uma mudança de neutra para negativa na percepção dos empresários das condições atuais na comparação com os últimos seis meses.

Quanto aos próximos seis meses, os entrevistados estão otimistas, porém menos que em dezembro. O Índice de Expectativas recuou 0,9 ponto na comparação entre os dois meses, ficando em 59,2 pontos

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail