Siga nas redes sociais

Search

5 dicas para quem busca mudança de carreira

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Um ano sempre se inicia com a sensação de renovação no ar e pode ser a hora certa para começar a colocar sua lista de resoluções em prática.

Mas para que isso aconteça, não dá para ficar parado. Se você deseja um novo emprego em 2022, uma mudança de carreira ou reingressar no mercado de trabalho, é importante estar preparado para isso e saber o que você precisa para realizar seu objetivo profissional. 

Há oportunidades em diversos segmentos e para diferentes funções, mas de nada adianta as empresas abrirem vagas se não houver candidatos aptos para tal.

De acordo com o especialista em recrutamento Thiago Trossini, CEO da People & Value, diversos setores sofrem recorrentemente com a falta de profissionais qualificados para os cargos.

“Uma  pesquisa do Banco Nacional de Empregos apontou que cerca de 45% dos recrutadores eliminam um currículo em até 20 segundos por falta de experiência”.

Quer vencer essa etapa e estar pronto para avançar no processo de recrutamento e seleção? O especialista elencou cinco dicas para conquistar um novo emprego em 2022. 

PREPARE BEM SEU CURRÍCULO

Ele é o cartão de visitas do candidato e nele deve conter as palavras-chave de suas habilidades profissionais, cargos e salário. Na triagem no banco de currículos, o recrutador vai utilizar estas palavras para busca. Exemplo: Finanças, Marketing, Comercial, e ferramentas de gestão como PDCA, 5Ss, ISO, etc.

PREPARE-SE PARA ENTREVISTAS

Uma boa entrevista é feita por apresentação, comunicação e potencial. A apresentação se dá, mesmo online, pela forma como você se porta fisicamente. Portanto, seja pontual, entenda como é a cultura da empresa e tente estar alinhado ao perfil de dress code dos funcionários (mais informal ou formal). Esteja em um local com bom fundo para a conversa, de preferência sem ruídos ou com movimentação atrás de você. Se estiver em casa, prepare o entrevistador para qualquer situação normal em um ambiente familiar. Simplesmente diga: “Estou em home office, portanto não reparem qualquer ruído de criança, pet, etc”. Pode soar até como um ponto positivo no rapport. Na comunicação, é fundamental que tenha o discurso pronto e ensaiado de suas passagens pelas empresas anteriores e pela atual, caso esteja empregado. Descreva uma história de sua carreira do início aos dias de hoje. Sua comunicação deve ser eloquente e coesa. Além disso, os motivos de suas movimentações de uma empresa para a outra. Não é nenhum problema ter sido demitido. Seja transparente.Seu potencial será medido pelo recrutador a partir de sua progressão de carreira e/ou suas realizações. Portanto, no seu discurso, quando falar de cada passagem, destaque projetos, realizações e impacto disso em números, preferencialmente em resultado financeiro.

MANTENHA ATENÇÃO AO MERCADO E NOVAS TENDÊNCIAS

Em uma entrevista provavelmente você será questionado sobre como vê o mercado futuro na posição. Quais tecnologias podem impactar o negócio de forma positiva e negativa e o que precisa se adaptar.

SOFT SKILLS

Comunicação e trabalho em equipe, liderança, pensamento crítico e analítico, entre outros. Tenha também mapeadas as soft skills que precisam ser melhoradas e o porquê. É natural que uma pessoa muito expansiva seja menos analítica, que alguém que tenha pensamento crítico seja mais cuidadoso para tomar decisões, e outras situações comportamentais antagônicas.

SEJA FLEXÍVEL

Com a rapidez das mudanças no mercado, os profissionais precisam ser cada dia mais versáteis. Estar disposto a assumir outras responsabilidades e auxiliar seus colegas e áreas pares. Além disso, muitas empresas não ficarão full time em home office. Sendo assim, a flexibilidade se estende também à disponibilidade de estar presencialmente na empresa em alguns dias na semana, pelo menos.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail