Siga nas redes sociais

Search

Casa própria vira prioridade de brasileiros, aponta pesquisa do QuintoAndar

Foto: VisionPics/Pixabay
Foto: VisionPics/Pixabay

No Brasil, ter a casa própria é um sonho para 87% da população. A afirmação faz parte dos resultados do Censo QuintoAndar de Moradia, que ouviu mais de 3 mil brasileiros de todas as regiões do país. O estudo, a maior pesquisa sobre o morar no país, foi realizado em parceria com o Instituto Datafolha e revela a importância para o brasileiro de ter uma casa quitada em seu nome. 

Em uma escala de 0 a 10, a nota média dada para a importância da casa própria ficou em 9.7, a mesma da profissão. A estabilidade financeira teve uma nota média de 9.6 e, depois, aparecem família (9.4), plano de saúde (9.2), religião (9), negócio próprio (8.8), carro (8.5), filhos (7.9) e casar (6.9). E para 95% das pessoas, a casa é o seu local favorito e é onde 76% passam a maior parte do tempo.  

A pesquisa também mostra que 62% dos imóveis no Brasil estão quitados e 8% financiados, com 27% das pessoas morando de aluguel. Ou seja, 7 em cada 10 brasileiros moram em imóveis próprios.

A maior parcela da população com  imóveis quitados do Brasil está localizada na região Norte (76%), seguida de Nordeste (73%), Sul (72%), Sudeste (67%) e Centro-oeste (65%).

Dentre as classes econômicas, as casas também são predominantes, sendo 81% nas classes AB, ao menos 87% na classe C e 94% nas D e E.  

Ao avaliar a configuração mais comum dos imóveis, o levantamento identificou que, em média, as residências possuem dois quartos (47%) e um banheiro (65%).

Além disso, 56% dispõem de garagem e 53% de varanda. Por outro lado, apenas 4% dos entrevistados afirmaram ter espaços para home office, demanda crescente em meio à pandemia, principalmente entre as classes mais altas.

De acordo com a pesquisa, 54% das pessoas já fizeram reformas em sua residência, sendo 28% por motivos estéticos e 12% por motivos estruturais.

NÍVEL DE SATISFAÇÃO

Em uma escala de 0 a 10, os entrevistados deram uma nota 8,2 de satisfação para os lares, sendo que a média aumenta de acordo com a renda.

O levantamento também avaliou os recursos presentes nos imóveis brasileiros e aqueles que ainda são objetos de desejo.

Dentre eles, destaque para a caixa d’água, presente em 81% das casas e desejada por 85% das pessoas que moram em casas e ainda não a possuem.

Já o chuveiro elétrico, que está contemplado nos apartamentos de 88% das pessoas das classes AB, está presente em apenas 44% dos imóveis das classes DE.

Também são valorizados itens de segurança, lazer e economia, como: sistema de segurança, garagem coberta, painel solar, descarga econômica, jardim ou quintal e reserva para captação de água. 

85% DIVIDE IMÓVEL COM OUTRAS PESSOAS 

Ao menos 85% dos entrevistados dizem morar com alguém, sendo que 37% vivem com os filhos, 23% com o cônjuge e 10% com pai e mãe.  

Os animais também são uma companhia para 61% das pessoas, sendo que 47% possuem cachorros, 22% gatos, 5% pássaros e 6% outros pets.  

Já dentre as pessoas que moram sozinhas, 37% têm mais de 60 anos, 27% são aposentadas e 16% possuem algum tipo de deficiência.  

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail