Siga nas redes sociais

Search

6 dicas de leituras que inspiram mulheres que empreendem

Foto: ivector/AdobeStock
Foto: ivector/AdobeStock

Hoje em dia, o Brasil é considerado o sétimo país com mais empreendedoras no mundo. De acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020, conta com mais de 30 milhões de empreendedoras, de um total de 52 milhões

Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, confira abaixo algumas inspirações de leitura de mulheres que empreendem.  

Renata Zanuto, co-head do Cubo Itaú, hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico, destaca que um dos livros que sempre indica é o Startup: Manual do Empreendedor, do Steve Blank e Bob Dorf.

“Considerado um clássico do empreendedorismo, traz o conceito de que uma boa ideia sem execução não leva ninguém a lugar nenhum”, revela.

Simone Ponce, VP de Negócios e co-fundadora da Eats for You, startup que conecta donas e donos de casa que amam cozinhar com pessoas que querem garantir uma alimentação caseira de forma rápida e fácil, indica o livro Criando um Negócio Social, do Muhammad Yunus.

“O livro traz como proposta a construção de um capitalismo que serve aos problemas mais proeminentes do mundo. Além disso, a obra se conecta com a minha história, pois trago no meu DNA a função de arquiteta de soluções de negócio para impacto coletivo. Optei por reler o livro por entender que as necessidades sociais são urgentes e precisamos cada vez mais ter discussões estruturais e edificantes”, complementa.

Sandra Mortari, COO e co-fundadora da Lets Delivery, ferramenta SaaS para a gestão de plataformas de delivery no mercado, elegeu A Startup Enxuta, de Eric Ries.

“Nos inspiramos nesta obra para criar a Let’s Delivery, uma startup possível, enxuta em todos os processos, disposta a testar sempre e de forma ágil para gerar aprendizado com foco na resolução das necessidades do cliente. Tenho na minha cabeceira e sempre que me deparo com problemas pontuais, busco nele alguns insights”, conta.

Ivna Góis, head de Marketing na Hublocal, startup que faz com que as empresas tenham maior presença digital com potenciais clientes, recomenda o livro Comece pelo porquê, do Simon Sinek.

“Esse livro tem um significado importante e me surpreendeu. Com uma abordagem que trata principalmente sobre liderança, influência e atitude, trouxe ensinamentos importantes a respeito de crenças, propósito e sucesso”, ressalta.

Viviane Kuaye, head de pessoas na Marvin, plataforma que simplifica a relação de pagamento entre fornecedores e varejistas, destaca duas obras:

“Há um tempo atrás li o livro A Regra é Não ter Regras e agora terminei de ler o Powerful. Os conceitos práticos são parecidos, mas gostei muito da forma como a Patty narra sua passagem como executiva. Uma inspiração de trajetória e liderança. Uma leitura fácil, leve e bem prazerosa. Ela traz ótimas provocações, que nos leva a refletir sobre diversos comportamentos, principalmente sobre liberdade e responsabilidade”.

Renata Nilsson, CEO e fundadora da PX Ativos Judiciais, empresa que trabalha com aquisição de créditos judiciais, indica Davi e Golias de Malcolm Gladwell:

“Foi um livro que a estimulou a enxergar situações de ângulos diferentes e transformar desvantagens em vantagens. Muitas vezes o que enxergamos como desvantagem é também aquilo que nos destaca no mundo, por isso, acho essencial para qualquer um que queira empreender ler esse livro. Nele eu vi que empreender envolve muito mais do que assumir a liderança de um negócio, é ser seu próprio chefe e líder, é ser inspiração para os demais, é ser exemplo e responsável por várias famílias, é acreditar quando ninguém mais o faz”.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail