Search

Inclusão feminina precisa ir além de campanhas sobre o Dia Internacional da Mulher

Foto: divulgação.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira, dia 8 de março, vem regado de campanhas que reforçam o papel da mulher em diferentes setores da sociedade.

Apesar das iniciativas em torno da data, milhares de mulheres ainda sofrem, diariamente, com o preconceito de gênero dentro das organizações. 

Segundo a pesquisa Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, apenas 37,4% das mulheres ocupam cargos de liderança dentro das organizações atualmente.

Além do número, que ainda é considerado baixo, hoje as mulheres também enfrentam outros problemas, como o adoecimento emocional, oriundo das cargas excessivas de trabalho ou pressão psicológica no ambiente corporativo.

De acordo com um estudo realizado pela edtech Todas Group, mais da metade das mulheres brasileiras estão com a saúde mental afetada pelo trabalho. Não obstante a esse problema, cerca de 50% das mulheres no país perdem seus empregos após a gravidez, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas.

Para ela promover ambientes que sejam genuinamente inclusivos é algo que precisa sair do papel e ser colocado em prática não apenas às vésperas de datas comemorativas, mas ao longo do ano inteiro, fazendo parte da cultura organizacional das empresas. 

Compartilhe

Leia também