Siga nas redes sociais

Search

Empreendedora desenvolve negócio inspirada na maternidade e necessidade do filho

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Muitas empresas podem surgir nos momentos mais inusitados de nossas vidas. Em 2015, Adriana Fernandes tinha acabado de dar à luz ao seu segundo filho, o Léo, este nasceu com severas alergias alimentares. Para amamentá-lo, ela tinha que seguir uma dieta alimentar específica que a indústria alimentícia pouco dava atenção. 

Só quem já passou por alguma restrição alimentar ou cuidou de alguém com intolerâncias ou sensibilidades à produtos do cotidiano, sabe o quanto a vida é impactada negativamente afetando a rotina e até mesmo a parte psicológica do prazer em comer.

Observando esta necessidade de mercado, ela fundou a Mandala Comidas Especiais, uma empresa que produz comidas sem glúten, sem leite e sem cerca de 20 alergênicos. O desafio inicial foi, não somente fundar uma empresa e criar novos produtos, mas criar um nicho que não existia no Brasil. 

Hoje, a empresa é reconhecida nacionalmente pela produção e distribuição de alimentos seguros para alérgicos e intolerantes alimentares, com mais de 6 mil clientes, entre eles redes hospitalares como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Samaritano, Rede D’Or, laboratórios como Grupo Fleury, e até mesmo escolas como Avenues, Chapel, St Paul, entre outras. 

A empreendedora abriu mão de sua carreira consolidada em comunicação para começar do zero o novo negócio. O apoio do Sebrae foi fundamental para o crescimento da empresa.

Nos primeiros meses de pandemia, a empresa passou por apuros, pois praticamente todos os seus clientes corporativos fecharam as portas ou faliram: escolas, hotéis, aviões, eventos. Tudo parou. Mas, a aposta do digital fez com que mantesse o negócio.

No mesmo ano, a empresa desenvolveu uma linha de refeições instantâneas. Já no ano passado, os clientes corporativos que sobreviveram foram voltando, assim novos contratos foram firmados e com isso a empresa conseguiu crescer 99% neste período.

DICAS PARA QUEM QUER TER SUCESSO

Adriana dá algumas orientações  para as mulheres que ainda estão na fase de ideação do seu negócio e não sabem por onde começar.

Ponto 1: Não caia no engodo de que você terá mais tempo para filhos e família. É fato que, a depender do negócio, você terá alguma flexibilidade de horário. Mas a real é que você irá trabalhar longas horas, várias noites e finais de semana porque nada está garantido. A única certeza será o seu empenho. 

Ponto 2: Estude muito antes, faça cursos, entenda seu negócio, fale com quem já empreendeu no segmento (as pessoas costumam ser bem abertas e colaborativas) e planeje muito bem. MUITO BEM. E garanta que você entenda as exigências legais, regulatórias e tributárias do seu negócio. Ter boas pessoas para acessar é importante, mas saber os temas para poder discuti-los e dominá-los é vital.

Ponto 3: Entenda que não é porque você investiu que terá retorno rápido. Tenha um caixa para esperar até seu negócio virar. O meu demorou alguns anos…

Ponto 4: Crie metas e indicadores. Revise de tempos em tempos. Ajustar o plano, mudar de rumo, pivotar, fechar também são caminhos. Controle suas metas e seus indicadores e seja de fato dona do seu destino.

Neste momento, a Mandala Comidas Especiais terá uma fábrica ainda maior para atender mais praças com ultracongelados e refeições instantâneas.

Além disso, começaram a substituir as sacolas plásticas por oxibiodegradáveis que, ao invés de se decompor no meio ambiente após 450 anos, este demora apenas 2 anos.

Com isso, concluímos que a inovação está nos pequenos detalhes e deve ser uma constância para as empresas que buscam estar a frente de seu segmento. 

Compartilhe

Jornalista do ecossistema de startups

Leia também

Receba notícias no seu e-mail