Siga nas redes sociais

Search

Recuperação de dívidas das empresas registra a melhor média anual em 4 anos

Foto: NINENII/AdobeStock
Foto: NINENII/AdobeStock

De acordo com o Indicador de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, o último ano teve a melhor média anual de dívidas recuperadas de empresas inadimplentes desde o início da série histórica em 2018.

O índice apontou que 46,5% de débitos foram ressarcidos até 60 dias após a negativação. O segmento de utilities apresentaram o maior nível de quitação, com 55%, seguido pelo setor de varejo, com recuperação de 49,7%, e bancos e cartões, com 46,6%.

“As empresas foram bastante impactadas pela pandemia e pela crise econômica do país. Porém, após a retomada gradual dos negócios, os empresários voltaram a ter fluxo de caixa e, assim, conseguiram pagar suas dívidas. Além disso, muitos deles recorreram às políticas de crédito oferecidas pelo governo para, justamente, pagarem suas contas e deixarem de ser inadimplentes. Mas, é preciso ressaltar que essa ainda é uma recuperação leve e as empresas encontrarão muitos desafios ao longo do ano para se manterem de pé, já que o Brasil enfrenta um momento de inflação e juros bem altos”, detalha o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Na análise sobre o valor da dívida, aquelas de mais de R$ 10 mil foram as que tiveram o melhor nível de recuperação, com 50,5%. Os débitos com valores de até R$ 500 estão em segundo lugar como mais pagos pelas empresas, com 47,5%. Confira na tabela abaixo os dados na íntegra:

Com relação à idade das dívidas, aquelas com 30 dias de atraso foram as mais quitadas pelos empreendimentos inadimplentes (61,8%). Em seguida, estão a quitação de débitos entre 30 e 60 dias (62,1%), de 60 a 90 dias (29,8%), de 90 a 180 dias (21,6%), entre 180 dias e o primeiro ano (15,9%) e com mais de um ano (9,3%).

O recorte por região revelou que o Nordeste registrou a melhor média percentual de recuperação de crédito, com 51,2%. Em sequência estão: Norte (50,9%), Sul (49,5%), Centro-Oeste (46,7%) e Sudeste (42,6%).

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail