Depois de receber R$ 400 milhões em aportes, a Memed triplicou de tamanho no último ano.
O crescimento é consequência do desenvolvimento de uma nova estratégia adotada pela empresa após a chegada do sócio e CEO, Joel Rennó Jr., juntamente com os fundos DNA Capital, Temasek e FIT Participações.
A mudança ganha força com o lançamento de uma plataforma que permite a compra online de medicamentos diretamente pela receita digital. A ferramenta faz parte de um produto recém criado pela healthtech, que já conta com a opção de agendamento de exames online desde o mês passado.
A empresa teve crescimento de mais de nove vezes do volume de receitas digitais geradas, passando de 2,9 milhões em 2018 para 28,9 milhões em 2021.
A healthtech já conta, nessa fase inicial da plataforma de medicamentos, com a parceria de grandes players do varejo brasileiro.
CONTROLE SANITÁRIO
Outro benefício da plataforma é uma solução para um desafio antigo do setor de saúde no Brasil: o controle sanitário.
Isso porque, após a venda, a farmácia precisa dar a baixa do medicamento no dispensador (tecnologia proprietária Memed) que ajuda no controle e invalida automaticamente uma prescrição já utilizada para futuras compras.
O processo evita fraudes e abuso do uso de receitas médicas, um problema comum, principalmente no caso de remédios controlados.