Siga nas redes sociais

Search

5 dicas que todo engenheiro de custos deve saber

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Antonio Fascio, fundador e CEO da 3F.

O engenheiro de custos é um profissional que ganha cada vez mais importância na construção civil, uma vez que a margem de erro para orçamentos diminui cada vez mais.

Dessa maneira, é necessário que este profissional conheça alternativas para otimizar o seu trabalho enquanto profissional.

Com o intuito de apresentar algumas dicas que direcionam o profissional a entregar um trabalho mais eficiente, fizemos esse artigo apresentando as 9 principais dicas que este engenheiro deve seguir. 

O que faz um engenheiro de custos?

O engenheiro de custos trabalha com a gestão financeira de um projeto. Desse modo, trabalha diretamente com aspectos como estimativa, previsão de custo, controle de gastos, avaliação de investimentos e análise de risco.

De forma resumida, podemos afirmar que o engenheiro de custos trabalha para encontrar o equilíbrio ideal entre o tempo, gastos e qualidade do empreendimento a ser construído. Esse profissional é cada vez mais requisitado nas empresas de construção da atualidade. 

1. Tenha um projeto bem definido

Todo empreendimento deve ter um bom projeto para que todas as outras etapas consigam ser desenvolvidas de maneira eficiente. O

projeto é o documento que contribui para uma boa execução da construção, pois contém informações sobre como deve ser executada cada parte da construção.

Desse modo, é importante utilizar metodologias e ferramentas que tornam a elaboração do projeto mais eficaz, como o BIM.

2. Saiba trabalhar com os outros setores

O engenheiro de custos deve ter jogo de cintura e competência para lidar com vários outros profissionais e setores relacionados à construção.

Um deles está na relação com os projetistas, conversando e indicando materiais com melhor custo-benefício, questionando a utilização de certos materiais e ouvindo as justificativas pela escolha de um material ou outro.

Deve existir o respeito pelo trabalho, mas ao mesmo tempo deve existir o questionamento profissional em busca do melhor resultado possível.

Além do projetista e setor de projeto, é importante que o engenheiro de custos se relacione de maneira harmônica com o planejamento, acompanhamento, entre outros.

3. Evite o desperdício

Para melhorar o orçamento de obras é a relação com a execução dos empreendimentos, é importante que o engenheiro de custos ou orçamentista busque evitar o desperdício nos orçamentos e execução das obras.

Isso pode ser alcançado de várias maneiras, como a adoção de medidas sustentáveis, que busca zerar a produção de carbono, luz ou energia na construção (E, quando possível, por que não os três).

Outra medida está na adoção de metodologias de construção off-site, como steel frame, que diminui a necessidade de construção in loco e gera menos resíduos, assim como reduz a utilização de água e outros elementos.

4. Utilize novas tecnologias

Todos os dias surgem novas tecnologias aplicáveis na construção civil. Elas consistem tanto em novos equipamentos quanto em novos programas. Entre os novos equipamentos, destacamos drones e impressoras 3D.

Para a redução de custos, os equipamentos citados como exemplo agem de modo a evitar a contratação de mão de obra e evitando o desperdício, respectivamente. Além disso, existem os programas (softwares).

5. Tenha acesso aos melhores softwares de orçamento de obras

Os softwares são ferramentas essenciais para a elaboração de todos os tipos de etapas da construção, deste projeto arquitetônico, cálculo estrutural, até elementos de gestão de projetos, como planejamento, orçamento e documentos como Relatório Diário de Obras.

Entre os softwares que o engenheiro de custos deve ter maior intimidade, destacamos todos aqueles que são relativos à gestão, especialmente o orçamento de obras.

O profissional precisa destes softwares pois eles aumentam a integração com as tabelas de composição de preços, exigências do Tribunal de Contas de União e produção padronizada de documentos, como a memória de cálculo, elementos essenciais para a segurança jurídica da empresa é fator decisivo em concorrências de licitações públicas.

Sendo assim, o engenheiro de custos é um profissional muito importante para a construção civil nos dias atuais. Por sua importância, ele deve assumir diferentes responsabilidades e buscar melhorar a entrega do seu trabalho por meio das dicas que apresentamos ao longo deste artigo.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail