Siga nas redes sociais

Search

9 empresas lançam aliança para democratizar carro elétrico no Brasil

Executivos em reunião de assinatura do acordo, na Casa99 em São Paulo. Foto: Mário Miranda
Executivos em reunião de assinatura do acordo, na Casa99 em São Paulo. Foto: Mário Miranda

Nove empresas do setor de mobilidade urbana estão se unindo e pretendem democratizar os carros elétricos no Brasil.

Chamada Aliança pela Mobilidade Sustentável, a iniciativa é liderada pela 99 e visa impulsionar a infraestrutura para veículos sustentáveis no país.

Entre as empresas aliadas, estão CAOA Chery, Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas e Zletric.

As principais metas são aumentar a participação de carros elétricos para 10% das vendas, criar 10 mil estações públicas de carregamento e ter 100% da frota do aplicativo até 2030.

“A adoção de carros elétricos subiu 100% em 1 ano. Esses automóveis possuem menos impacto ambiental, preservam a saúde das pessoas e reduzem custos com combustível em até 75%, mas ainda são muito mais caros do que os convencionais. Construímos a aliança para deixar esses modelos mais acessíveis para os motoristas e para as pessoas que mais precisam deles”, destaca Thiago Hipólito, diretor do DriverLAb da 99. 

De acordo com os membros da aliança, o objetivo é que veículos de matriz energética mais limpa sejam acessíveis aos motoristas parceiros da 99, em termos financeiros e de infraestrutura. A missão da parceria contribuir para o desenvolvimento do futuro do transporte urbano tornando as cidades mais verdes e seguras.

Para viabilizar o modelo no país, a aliança mira discutir formas para impulsionar toda a infraestrutura necessária à eletrificação da frota brasileira: criando postos públicos de recarga, diminuindo as barreiras para a aquisição de carros elétricos, facilitando seu aluguel entre motoristas de aplicativo, fornecendo apoio às montadoras e às outras empresas da cadeia, como fornecedores de peças para esses veículos, além do monitoramento da recepção pelo público.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail