Siga nas redes sociais

Search

Como organizar uma promoção atraente no seu e-commerce?

Foto: NaMaKuKi/AdobeStock
Foto: NaMaKuKi/AdobeStock

Por Rafael da Cunha, fundador da Climba Commerce.

Promoções são, sem dúvida alguma, um atrativo para os clientes. Afinal de contas, quem não gosta de um desconto ou levar dois pelo preço de um?

Contudo, se feita de maneira equivocada, sem a devida organização, este tipo de ação pode se voltar contra o seu e-commerce

Dados do Reclame Aqui, que mede a satisfação dos clientes na internet, mostram que na última Black Friday o número de reclamações chegou a 9,6 mil, quase 20% a mais do que na edição anterior, em 2020. 

Uma das maiores críticas foi em relação ao marketing. Para muitos, ficou a impressão de que as empresas investiram em divulgação, mas não em promoções. O cenário, alegam, foi devido à crise e à inflação, que minaram a capacidade de descontos dos players do mercado. 

Por isso, preparei o artigo abaixo com algumas dicas para você, gestor de uma loja virtual, não errar. 

Em primeiro lugar, defina o objetivo da campanha. Para que esta ideia faça sentido para os seus clientes e equipe, é importante estabelecer os objetivos de forma bastante clara.

Mesmo que isso não chegue ao conhecimento dos consumidores, ter escopos bem definidos é útil na medida em que ajuda a pautar as ideias que servirão a este projeto. 

Muitas empresas elaboram promoções com o intuito de aumentar a rotatividade no estoque, aumentar o tráfego do site e otimizar a taxa de conversão. 

Esses são apenas alguns dos exemplos. É preciso ter em mente que ao definir onde se quer chegar, fica mais fácil avaliar os erros e acertos ao longo do caminho. Pense nisso!

Em segundo lugar, compreenda as necessidades do seu cliente. E, mais do que isso, é surpreenda! Não adianta criar uma promoção, por exemplo, com base em um produto que já é oferecido com frequência pela sua loja. Isto porque a repetição acaba tornando suas iniciativas quase que imperceptíveis para o público.  

Portanto, ao organizar algo desta natureza, faça baseado em relatórios e na análise dos comentários e feedbacks dos usuários. Ao fazer isso, surgirão insights fundamentais para o sucesso das suas campanhas. 

O mesmo vale para a escolha dos produtos que entrarão em promoção. Os itens escolhidos dirão muito sobre a efetividade da ação. Neste sentido, é importante manter o foco nas peças mais vendidas na sua loja. 

Como eles já possuem boa aceitação, a tendência é que os resultados sejam ainda melhores em condições especiais de vendas. 

Por outro lado, é interessante priorizar produtos com estoque suficiente ou de fácil reposição e também aqueles com cadastros otimizados. Ou seja, aqueles com as melhores descrições e fotos. 

Além disso, se o objetivo for fazer a famosa “queima de estoques”, pode ser uma boa ideia focar naqueles itens que estão há muitos dias sem vendas, com unidades paradas e com bom nível de compra.

Por fim, em quarto lugar, é importante falar sobre estratégias de recompra. Obviamente, não basta apenas pensar nas campanhas desenvolvidas atualmente. É preciso ter a visão do “depois” para conseguir reter novos clientes e colher os resultados disso. 

Uma dica simples é oferecer cupom de desconto ou cashback sempre quando alguém finalizar uma compra da sua loja. A ideia aqui é criar um “gancho” para que aquela pessoa volte a procurar o seu e-commerce no futuro. 

Afinal, existem diversas pesquisas que mostram ser mais barato vender para um consumidor antigo do que investir em ações para ganhar novos. Daí a importância da retenção e do relacionamento duradouro. 

O pós-venda, neste sentido, com a utilização de ferramentas como e-mail marketing, por exemplo, é de grande importância.

Mande mensagens de feliz aniversário com descontos e avise o cliente quando algum produto que ele já adquiriu estiver com desconto. 

Essas são apenas algumas dicas que podem te ajudar na organização de uma promoção atraente. Bons negócios!  

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail