Siga nas redes sociais

Search

ESG em prática: confira empresas que unem inovação e sustentabilidade

Foto:  stokkete/AdobeStock
Foto: stokkete/AdobeStock

Nos últimos anos agenda ESG está em alta no mundo dos negócios e se tornou fator decisivo de sucesso para investidores e clientes. A sigla em inglês para Environmental, Social and Governance envolve iniciativas de cunho ambiental, social e de governança, incluindo desde ações pontuais até as de impacto mundial.

Atento às mudanças, empresários e investidores brasileiros buscam cada vez mais contribuir para a criação e aceleração de soluções desse nicho, afinal, eles sabem que os negócios que não se atentarem ou se adaptarem aos critérios da agenda ESG, terão sua reputação e ganhos afetados negativamente em um futuro próximo.

Conheça algumas empresas e startups de impacto ambiental que estão em destaque no Brasil e unem inovação e sustentabilidade, a partir de soluções de impacto positivo à sociedade e ao mercado:

NOAH

Na construção civil, as mudanças criam um cenário propício para a adoção de sistemas construtivos que contribuem para a redução dos impactos ambientais dos edifícios, seja no período de obra ou na fase de ocupação.

Por isso, a Noah quer revolucionar este mercado utilizando a madeira engenheirada, uma das principais tecnologias estruturais de impacto ambiental positivo.

JOHN RICHARD

A John Richard, maior empresa de assinatura de móveis para escritórios e residências do Brasil, acumula há mais de 20 anos experiência única de locação de móveis, seja para necessidades temporárias ou soluções de mobiliário de longo prazo.

A empresa estimula o consumo consciente, a partir do as a service, modelo de negócio em que o uso ou acesso a soluções substitui a posse, ou seja, há um consumo sob demanda.

TUIM

Tuim, que atua no segmento de móveis residenciais por assinatura do Brasil, revolucionou o mercado mobiliário no país. A startup nasceu como uma solução simples e inteligente de consumir móveis, com total autonomia para o consumidor escolher exatamente o que quer e pelo período que precisa.

A startup é um dos braços da John Richard e aposta no modelo de assinatura como a solução perfeita, principalmente no que diz respeito à economia compartilhada.

UPM2

A UPM2, que desenvolve soluções para mobilidade urbana e alternativas financeiras para o público ainda desbancarizado no Brasil, criou o SP Pass, que concentra diversas funcionalidades. Dentre elas, a possibilidade de pagar a tarifa de transporte público por meio do QR Code, que automatiza o dia a dia do passageiro, evita o contato com dinheiro, otimiza o pagamento e colabora com o meio ambiente, já que há a redução de emissão de bilhetes de papel. Outra função disponível, é a abertura de uma conta digital, permitindo a inclusão social de uma grande parcela da população que ainda não possui conta bancária.

VERTOWN

A Vertown, startup de tecnologia que possui software que integra e centraliza toda a gestão da cadeia de resíduos, se preocupa com a questão da sustentabilidade em todos os seus aspectos. Isso é demonstrado pelo comprometimento com a Net Zero 2030, estando entre as 218 empresas signatárias no Brasil e Agenda 2030 da ONU, que possui 17 objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030.

TEXNEO

Texneo, uma das principais indústrias têxteis no Brasil, está sempre atenta às principais tendências sustentáveis do setor.

Ótimos exemplos são a poliamida reciclada, feita a partir do reaproveitamento de resíduos de produção têxtil que seriam descartados como lixo.

Há também a biomida, uma matéria-prima 100% ecológica, feita a partir de um milho modificado geneticamente para atender ao mercado da moda.

Todos os processos têxteis da empresa são pensados para que os resíduos da fabricação têxtil não tenham impacto negativo no meio ambiente, usando alguns exemplos como a economia de recursos, ou 100% dos tubetes de PVC que acondicionam as malhas e também o tratamento de afluentes, entre outros.

GREENPLAT

GreenPlat é uma empresa de tecnologia que tem como propósito acelerar uma produção mais limpa. A plataforma oferece serviços de monitoramento ESG em tempo real, com arquitetura blockchain que efetua a rastreabilidade e monitoramento de processos e cadeias produtivas.

Com especialistas em economia circular e a solução smart city, a startup tem o maior número de reconhecimentos internacionais no mundo na área de blockchain não financeiro, incluindo o posicionamento de Technology Pioneers pelo Fórum Econômico Mundial (WEF).

Em busca de novos mercados, participou dos Ciclos Nova York e Santiago 2019 do StartOut Brasil, programa gratuito de internacionalização de startups brasileiras nos ecossistemas mais promissores do mundo.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail