Siga nas redes sociais

Search

Empresas firmam parceria para criar produto com cannabis e ajudar no tratamento de glaucoma

Foto:  Dragana Gordic/AdobeStock
Foto: Dragana Gordic/AdobeStock

A Ease Labs, indústria farmacêutica especializada em cannabis, e a Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição pública de Minas Gerais que trabalha há mais de um século buscando soluções para o fortalecimento do SUS, se unem em uma parceria inédita em prol da saúde pública.

Ambas firmaram um acordo para desenvolver um novo produto para o mercado: um colírio à base de canabinoides com potencial para tratar o glaucoma.

PROBLEMA AFETA 2% DOS BRASILEIROS

Estudos mostram que a cannabis medicinal consegue reduzir a pressão intraocular, as dores intensas nos olhos e a vermelhidão causadas pela doença, que eleva a pressão dos olhos e compromete a visão.

É a segunda maior causa de cegueira no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Brasil, cerca de 2% da população são portadores da doença que, por ser crônica, não tem cura, mas pode ser controlada por meio de tratamento.

COMO VAI FUNCIONAR

Pelo acordo firmado, a Ease Labs contribuirá com a disponibilização dos insumos ativos para a pesquisa e com conhecimentos técnicos relacionados à cannabis e às metodologias analíticas para viabilização do desenvolvimento do produto.

“Temos conhecimento técnico em relação à produção e ao desenvolvimento farmacêutico de medicamentos à base de cannabis medicinais e fontes naturais. Estamos satisfeitos em compartilhar esse conhecimento com uma instituição pública de renome como a Funed”, afirma o CEO da Ease Labs, Gustavo de Lima Palhares.

Segundo a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed e coordenadora do acordo, Sílvia Ligório Fialho, o glaucoma é uma neuropatia que afeta mais de 60 milhões de pessoas no mundo e, por mais que existam diferentes tratamentos, a maioria causa efeitos adversos, possui alto custo e precisa de uso contínuo:

“Há uma busca por tratamentos com menos efeitos colaterais e que tenham maior adesão. Sabemos que já existem alguns trabalhos sendo feitos com derivados da cannabis para tratar o glaucoma e, por isso, temos boas expectativas”.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail