Siga nas redes sociais

Search

Pesquisa inédita do Serasa mostra que independência financeira é a principal razão para mulheres empreenderem

Foto: DragonImages/AdobeStock
Foto: DragonImages/AdobeStock

Ter independência financeira é o principal fator de encorajamento para 40% das brasileiras que querem empreender.

É o que aponta uma pesquisa inédita da Serasa Experian e o segundo motivo para elas é a flexibilidade de tempo.

O estudo revelou ainda que 57% das empreendedoras brasileiras têm a renda totalmente proveniente do próprio negócio. O porte desses empreendimentos são: 57,3% MEIs ou microempresas e 53,8% pequenos e médios negócios

DESAFIOS

O levantamento também identificou os desafios encontrados pelas mulheres na sua trajetória empreendedora.

Para a maior parte delas, cerca de 41%, o preconceito de fornecedores, parceiros e clientes, bem como a dupla jornada de trabalho ganharam destaque como os principais problemas enfrentados.

Outra constatação relevante foi que 37% alegaram a sensação de ter menos oportunidades que os homens no mercado de trabalho.

Apesar desse cenário desafiador, quando perguntadas sobre o que mais as motivam a continuarem empreendendo, 63% delas revelam que querem ter autonomia sobre a vida pessoal e profissional e 21% das entrevistadas afirmaram a importância de apoiar e incentivar outras mulheres a abrirem seus próprios negócios.

Para Cleber Genero, vice-presidente de PME da Serasa Experian, o aumento da presença feminina em diversos setores vem colaborando para a construção de um cenário de equidade no mundo dos negócios:

“As mulheres encontram no empreendedorismo uma forma de empoderamento. No entanto, sabemos que se manter em um mercado competitivo e desafiador exige planejamento, tempo e recursos financeiros. Por isso, é fundamental que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de se preparar para ocuparem esses lugares”.

DIGITALIZAÇÃO

A digitalização, impulsionada pela pandemia, abriu novos caminhos para o empreendedorismo feminino no país, ajudando 78% das entrevistadas na decisão de abrir o próprio negócio. Para 61%, a facilidade encontrada para divulgar sua empresa nos canais digitais também foi decisiva.

O impacto positivo da digitalização também foi identificado nas novas formas de entrega dos produtos (51%), novos meios de pagamento (43%) e inclusões de e-commerce ou marketplace (31%).

CAPACITAÇÃO

Além do ambiente virtual, outro fator significativo para as empreendedoras é o planejamento, uma vez que a grande maioria, cerca de 69%, das respondentes afirmam ter se preparado para abrir seu negócio.

A capacitação também é uma importante aliada para alavancar e garantir o sucesso dos negócios. A pesquisa aponta que 39% das mulheres almejam realizar cursos focados no desenvolvimento profissional para potencializar as perspectivas de futuro das suas empresas.

METODOLOGIA

A pesquisa foi feita entre janeiro e fevereiro. Foram entrevistadas 446 empreendedoras brasileiras incluindo sócias ou donas de micro, pequenas e médias empresas, empreendedoras individuais ou autônomas, trabalhadoras informais e profissionais liberais que trabalham por conta própria.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail