Com mais de 20 anos de atuação como fabricante de luminárias industriais, a Novvalight teve sua origem da italiana Fael Luce, com mais de 50 anos de mercado.
Quando desembarcaram no Brasil, o objetivo era vender iluminação pública com tecnologia de eletromagnética, porém a competitividade foi crescendo juntamente com o surgimento de novos produtos, sendo necessário migrar para outro tipo de mercado, o industrial, que hoje é o carro-chefe e representa 80% do faturamento da companhia.
“Ao longo dos anos traçamos novos caminhos e fomos desenvolvendo luminárias totalmente eletrônicas e modernas dentro da nossa fábrica própria, com tecnologia 100% nacional. Migramos as luminárias com tecnologia eletromagnética para produtos eletrônicos, então, por conta do LED, hoje toda a iluminação é feita de eletrônica pura. Hoje registramos mais de R$ 30 milhões em faturamento e prevemos fechar este ano com a marca de R$ 40 milhões”, comemora o CEO, Roberto Payaro.
Atualmente, a empresa conta com 100 colaboradores diretos, divididos em 60% da equipe no Paraná, 30% em Minas Gerais e 10% do time em São Paulo. “
O portfólio conta com cerca de 239 produtos, divididos em 16 categorias. Os itens de iluminação são destinados para grandes áreas internas e externas, galpões logísticos, portos, aeroportos, áreas de mineração, instalações esportivas, entre outros espaços públicos ou privados.
Os planos de investimento e expansão da marca são arrojados: para este ano, o valor destinado para o desenvolvimento de produtos está em torno de 5% a 7% do faturamento.
“Para estarmos sempre na vanguarda, nossa equipe de P&Dfaz um estudo aprofundado, que necessita constantemente de recursos. Também nos aliamos com parceiros de peso e credibilidade em players importantes, como é o caso da Philips, que hoje se chama Signify, um fornecedor de componentes. Estamos sempre em busca de aliados, seja para renovar o parque tecnológico, atualizar a linha de produção, buscar tendências em linha com as novas tecnologias”, diz o executivo.
Ainda dentro do plano de expansão, está em busca de parcerias com universidades para o desenvolvimento de novos produtos.
Outra estratégia é olhar também para a parte de iluminação em granjas, criação de suínos, hortas/ plantações em geral, onde a luz tem um papel importante como melhorar o crescimento das plantas, acalmar e confortar os animais.
Por ser muito forte na área de mineração, a empresa também tem planos de expansão para o exterior, visando as minas do Chile, Peru, Equador e Bolívia, por exemplo.
“Já contamos com boa penetração no mercado nacional. Recentemente, realizamos nossa pesquisa trimestral de satisfação com mais de 500 clientes, em que obtivemos 75% de respostas consideradas como excelentes em termos de atendimento, 64% atestaram a qualidade dos nossos produtos com grau de excelência, 50% das pessoas enfatizaram o fator de cumprimento dos prazos acordados para entrega de produtos e serviços e, por fim, 50% alegaram a relação custo x benefício das nossas soluções. Agora, a missão é elevar ainda mais nosso padrão no Brasil e estudar as características e demandas do mercado internacional”, finaliza.