Siga nas redes sociais

Search

Dia da Indústria: como o setor cervejeiro impulsiona economia brasileira

Foto:  boonchok/AdobeStock
Foto: boonchok/AdobeStock

Nesta quarta-feira, 25 de maio, é o dia de lembrar e valorizar a indústria, um dos setores mais importantes para o crescimento do país e que representa 22,2% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

E como não poderia ser diferente, o setor cervejeiro aproveita a ocasião para destacar seu compromisso com o desenvolvimento do país.

A relevância da cerveja não está apenas no coração dos brasileiros, mas também em sua contribuição direta na geração de empregos, renda e tributos, além de trabalhar de forma integrada a diversos setores como varejo, agronegócio, logística, serviços, entre outros.

Em números, o setor cervejeiro representa 2% do PIB e contribui com mais de R$ 25 bilhões em impostos. É responsável também por mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos e por uma massa salarial de R$ 27 bilhões.

A cadeia, que abrange mais de 1,2 milhão de postos de vendas espalhados por todo o país, bares e restaurantes, mercados de embalagens e logística e uma frota de aproximadamente 40 mil veículos até chegar ao lar dos brasileiros.

“O setor cervejeiro é um multiplicador de empregos. Para se ter uma ideia do que estamos falando, estudo realizado em 2019 pela Fundação Getúlio Vargas para o SINDICERV revela que, a cada emprego em uma cervejaria, outros 34 novos postos de trabalho são criados na cadeia produtiva”, explica Luiz Nicolaewsky, superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV).

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos, com uma produção anual de mais de 14,3 bilhões de litros.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail