11 dicas para atrair mais clientes para o seu negócio

Neste sábado, dia 16 de julho, é comemorado o Dia do Comerciante. A data visa homenagear todos os profissionais que trabalham nesse importante pilar da economia brasileira.

Para conquistar o cliente num mercado competitivo como o atual, é necessário que o empreendedor tente se aprofundar no mercado no qual atua, com pesquisas sobre o comportamento, expectativas e necessidades do consumidor.

Existem diferentes estratégias que podem ser adotadas por pequenas, médias e grandes empresas para atrair e fidelizar consumidores, como o pagamento parcelado sem cartão, por exemplo.

Com objetivo de ajudar o homenageado do dia a se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes para sua loja, Bruno Borges, CMO da Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, listou 11 dicas para começar a seguir já:

1. Conheça o seu cliente

Quem é o cliente ideal para o negócio? Do que ele gosta e o que ele precisa? Onde mora? O que faz no tempo livre? Quais são suas dores? Conhecer o cliente ideal para o seu negócio é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing bem feita. Isso porque, ao entender bem o consumidor, é possível desenvolver promoções e comunicações específicas para ele e alcançar resultados muito melhores. Ou seja, fica fácil procurar por novos clientes quando se sabe exatamente quem são eles. Dessa maneira, a recomendação é ter foco e evitar abordagens muito amplas para o mercado-alvo, porque isso pode impedir o desenvolvimento de estratégias direcionadas para atrair as pessoas certas.

2. Anúncios online e offline

Atualmente, existem diferentes formas de fazer anúncios tanto no meio online quanto no offline. Para um público mais jovem, por exemplo, talvez faça mais sentido apostar em mídias sociais como o Tik Tok e o Instagram, ao invés de focar esforços em flyers e rádios. Já para um público B2B, o LinkedIn pode ser um caminho mais interessante. No entanto, esses são só exemplos que devem variar muito de acordo com o perfil. Portanto, reforço que é fundamental conhecer esse cliente, que pode ser até mesmo um jovem da geração Z que consome revistas ou uma pessoa idosa que escuta podcasts. Nem tudo está dado! Outro ponto interessante é que as mídias online possuem métricas, segmentações e custo-benefício melhor do que as offline. Por isso, geralmente é mais fácil atingir o público desejado e ver o resultado dos esforços do que com outdoors e panfletos. Em suma, considerar o orçamento, o público e variar na escolha de anúncios, é sempre uma ótima pedida para promover negócios e atrair novos clientes.

3. Construir parcerias estratégicas 

Fechar parcerias com empresas que oferecem serviços complementares aos oferecidos é uma ótima oportunidade para aproveitar a sinergia e oferecer uma experiência completa ao cliente. Além disso, conhecer novas pessoas e até fazer parte de associações locais também pode ser extremamente benéfico e agregar valor à marca.

4. Engajar os atuais clientes

Investir em estratégias como o marketing de conteúdo, engajar a base atual de consumidores e nutrir relações próximas é um excelente passo para que clientes recomendem a loja para mais pessoas e comprem mais vezes. É possível, por exemplo, criar um programa de indicações, oferecendo bônus para aqueles que trouxerem mais pessoas, ou programas de fidelidade para garantir a recompra. Esse engajamento é importante para fidelizar os clientes. Como já dizia Philip Kotler, um dos gigantes do marketing, “manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”.

5. Ofereça novos meios de pagamento

Oferecer diferentes meios de pagamento, como condições especiais para compras à vista, parcelamento no boleto, entre outros, é indispensável para se manter competitivo e evitar que o cliente desista da compra. Isso porque cada vez mais as pessoas buscam comodidade e flexibilidade para realizar pagamentos. Opções como o Provu Parcelado, por exemplo, são uma excelente alternativa para que clientes possam parcelar compras sem cartão de crédito, enquanto o comerciante recebe o valor total da compra, sem pagamento de taxas, como acontece com as maquininhas de cartão de crédito.

6. Presença na internet

É inegável que ter uma presença digital é um pilar extremamente importante na hora de conquistar novos consumidores, independentemente do seu negócio. Isso porque, hoje em dia, milhares de pessoas fazem compras online e mesmo quando querem comprar em loja física, elas pesquisam sobre o produto na internet antes. Estar presente nas redes sociais não só é uma estratégia para divulgar os produtos oferecidos, mas também para atrair novos clientes e ainda manter um bom relacionamento com atuais clientes em interações com seguidores.

7. Participar de eventos

A participação em eventos também oferece possibilidades interessantes para lojas, pois é uma ótima chance de demonstrar os diferenciais de marca, produto, valores e propósitos, permitindo estabelecer uma conexão emocional com os participantes. Da mesma forma, esse contato mais pessoal é uma boa ferramenta para transformar possíveis clientes em clientes fiéis e aumentar o reconhecimento de marca para pessoas que, de outra forma, jamais teriam contato com ela.

8. Reativar clientes antigos

A reativação de clientes antigos é uma boa opção para cultivar a fidelização, incentivar a recompra e o marketing boca a boca. Para isso, uma tática muito eficiente é criar um cronograma de envio de comunicações para consumidores que não tiveram reincidência de compra em 6 meses, por exemplo. É possível entrar em contato via e-mail, mensagens de texto e WhatsApp com uma mensagem dizendo que sente falta deles e oferecer descontos e promoções exclusivas para incentivá-los a voltar. A tendência é que clientes antigos, que já conheçam o seu negócio e estão satisfeitos, voltem com mais facilidade. Além de normalmente ser mais baratos do que conquistar novos clientes.

9. Marketing de influência

O marketing de influência vem crescendo e fechar uma parceria de forma correta certamente é uma maneira eficiente de atrair novos clientes. Engana-se quem acha que é preciso gastar muito dinheiro para contratar famosos, quando o negócio é de menor porte. É possível ver quais são os micro ou nano influenciadores que tenham relação com a mensagem e os valores da marca e firmar parcerias para conteúdos autênticos sobre seus produtos e serviços, alcançando o público através de um canal que diariamente já conversa com eles. 

10. Descontos e promoções 

Descontos e promoções são sempre bem-vindos para quase todo tipo de consumidor. Por isso, para movimentar as vendas, sempre vale apostar em ofertas sazonais para atrair novas pessoas. Aqui, é importante divulgar bastante: comunicar no site, nas redes sociais e em cartazes na frente da loja, quando física. Assim, as pessoas irão saber sobre as ofertas e serão atraídas até o negócio.

11. Promovendo a própria expertise

Ao promover a própria expertise por meio de conteúdos, webinários, vídeos e palestras, o empreendedor consegue mostrar para seus clientes o quanto ele entende sobre aquilo que vende. Assim, as pessoas irão confiar mais em suas indicações e, na hora de procurar uma loja daquele nicho, logo irão pensar nele.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais