4 estratégias para reter o cliente no e-commerce e varejo

Atrair o cliente é muito importante, mas conquistar e reter é ainda mais essencial para qualquer negócio, seja no e-commerce ou no varejo.

Chamar a atenção do consumidor não é uma tarefa fácil, já que necessita de investimento de tempo e dinheiro Porém, mantê-los ativos e comprando na sua loja, seja online ou física, também é crucial para qualquer negócio. 

Pensando em auxiliar os empreendedores neste sentido, Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da  Nubimetrics, startup que empodera os sellers com dados inteligentes, explica alguns tópicos importantes para continuar conquistando clientes ao longo do tempo, e as estratégias que podem ser adotadas.

1. Preparar um anúncio claro e completo

Antes de tudo, pense que o seu anúncio é o primeiro ponto de contato com o cliente. É essencial que nele estejam todas as informações relevantes sobre o produto descritas de forma clara e objetiva e que inspire confiança nos compradores. As imagens e vídeos são essenciais sempre em alta qualidade e com muita variedade, muitas vezes é o diferencial onde o cliente pode encontrar todos os detalhes que são decisivos para compra. Para isso você precisa entender profundamente quais são os pontos do seu produto que são essenciais na resolução final, por exemplo, em algumas das imagens podem já especificar as medidas do produto, voltagem,  ou funcionalidade principal. Tudo isso facilita com que o consumidor, já na primeira visualização, tenha todas as informações essenciais e que o mesmo seja conquistado para fazer com que ele compre outras vezes do mesmo ou de produtos diferentes.

2. Tenha uma boa reputação de marca e produtos 

Uma excelente ferramenta para conquistar clientes e gerar vendas é a reputação, tanto dos produtos quanto da marca em si. Esse é um dos indicadores mais importantes para quem tem um e-commerce ou até um negócio de varejo, pois mostra ao público a qualidade dos produtos disponíveis e serviços. Além de influenciar no posicionamento dentro dos marketplaces, reflete diretamente nas vendas.  Assim, é essencial realizar um trabalho contínuo para sempre melhorar as avaliações, gerar mais confiança aos compradores. O aumento das vendas é consequência. 

3. Foque em atendimento de qualidade

Algumas ações como responder rápido e gentilmente são o diferencial do negócio para o público.  Isso porque, responder as perguntas é mais que tirar as dúvidas dos compradores, mas sim uma oportunidade única de conquistar esses usuários – que já estão prontos para comprar – e levá-los a escolher o nosso anúncio ao invés do concorrente. Além disso as perguntas dentro de um marketplace são fonte de informação e confiança para outros compradores, muitos lêem as respostas já publicadas para tirar alguma dúvida sobre o item, envio e também para entender o nível de qualidade desse vendedor.

4. Ofereça benefícios atraentes aos compradores 

Por último, é muito importante que os clientes considerem os seus produtos ao invés do concorrente. O público leva muito em consideração os benefícios oferecidos para a decisão. Alguns exemplos são frete grátis, diferentes meios de pagamento, parcelamento sem juros, etc. Além dos benefícios, é importante analisar a demanda e oferta dos produtos que você vende, pois existem muitos nichos desatendidos dentro dos marketplaces. Por isso, explore as oportunidades. Os combos são bons exemplos de uma tendência que cresce cada vez mais, ou seja, a oferta única de dois ou três produtos que geralmente são usados de maneira conjunta, como kits de skincare, para o consumidor facilita é uma única compra, um frete, o mesmo vendedor, pagamento, e além disso é possível muitas vezes ofertar um preço mais competitivo que também é uma vantagem ao consumidor. Logo, é necessário realizar um acompanhamento contínuo do mercado e da concorrência para examinar demanda e oferta, entender as estratégias dos competidores e quais são possíveis de adotar também no seu empreendimento, ou pensar em estratégias até mais vantajosas para os consumidores. 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais