Siga nas redes sociais

Search

A busca pelo profissional de TI qualificado

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Sérgio Rosa, CEO da Verhaw IT.

Encontrar um profissional de TI altamente qualificado é praticamente o sonho de qualquer empresa que busca crescer e se desenvolver. Aqueles profissionais que ficavam escondidos em uma sala, muitas vezes só lembrados quando algum problema surgia, se tornaram protagonistas na grande maioria dos negócios.

Na era digital, ter os melhores protagonistas, com olhar analítico e estratégico, é essencial para ganhar novos clientes, crescer com sustentabilidade e se manter no mercado. O difícil é encontrar bons profissionais de TI disponíveis para isso.

Mesmo sendo uma das profissões que mais oferecem vagas de emprego nos últimos anos e que segue em alta, com salários cada vez mais atrativos, a área de tecnologia é também uma das que mais sofrem com a falta de mão de obra qualificada.

Em 2019, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) apontou um déficit de 24 mil profissionais em TI no Brasil. Segundo o estudo, o número de homens e mulheres que concluíam o curso superior chegava a 46 mil alunos por ano, enquanto a demanda estimada, entre 2019 e 2024, alcançaria aproximadamente 70 mil profissionais.

Em busca de reduzir o déficit na área de TI, as empresas do setor têm investido na capacitação, desses profissionais, o que traz benefícios para toda a cadeia do mercado de tecnologia da informação.

Cursos para jovens, estágios e vagas de trainees são oferecidos pelas empresas para atrair, capacitar e, consequentemente, reter esses profissionais e suprir parte da carência de mão de obra.

Esse caminho de formar profissionais nos leva para um segundo estágio, que também já ocorre no mercado de trabalho: a parceria de empresas formadoras desses talentos. Elas oferecerem profissionais e soluções de TI alinhadas as necessidades de diferentes tipos de negócios.

Além da mão de obra qualificada, os profissionais chegam com know-how das empresas formadoras e prontos para atender grandes demandas e soluções que podem ser rapidamente implantadas. Reduzindo prazos e custos.

Todo esse cuidado com a qualificação do profissional vem para suprir a necessidade das empresas, que buscam preencher seus quadros com homens e mulheres, não só com o diploma de TI, mas com atualizações, especializações e qualidades como criatividade e capacidade de resolução de problemas, importantes diferencias para quem busca as melhores posições no mercado de trabalho.

A evolução tecnológica acelerada, ano após ano, a necessidade de as empresas estarem cada vez mais presentes no mundo digital e a busca incessante por inovações e soluções certamente garantem uma carreira cada dia mais promissora aos profissionais de TI.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail