Siga nas redes sociais

Search

Tentativas de fraude crescem 9% no 1º semestre, aponta ClearSale

Foto: WESTOCK/AdobeStock
Foto: WESTOCK/AdobeStock

No primeiro semestre, o país registrou mais de 2,8 milhões de tentativas de fraude, de acordo com o Mapa da Fraude, da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco.

O estudo exclusivo sobre o e-commerce mostra que este número aponta um crescimento de 9% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em valores, o total chega a somar mais de R$ 2,9 bilhões, de acordo com 165 milhões de pedidos registrados no banco de dados da empresa. No comparativo com o último ano, esse número foi quase 10% maior.

Segundo o Head de Estratégia de Mercado da ClearSale, Marcelo Queiroz, os dados refletem o crescimento de vendas no e-commerce, mas de forma retraída, comparado aos últimos anos. No entanto, o ponto de atenção com as fraudes é importante:

“Comparado aos últimos anos, o primeiro semestre de 2022 teve um crescimento de forma mais retraída, e isso já era esperado por conta da desaceleração do e-commerce após o boom que aconteceu devido à pandemia. Mas, essa crescente ainda é sentida e, consequentemente, as fraudes também se evidenciam, visto os crescimentos, tanto de quantidade quanto de valor. Quanto mais brasileiros migram para o varejo digital, maior será a proporção de fraudadores no e-commerce e as empresas precisam atentar-se a isso. Os últimos anos alavancaram a entrada desses novos consumidores. E um dos fatores que eu posso citar para esse aumento é o número de pessoas não digitalizadas ou com pouca experiência em comprar online. Isso tudo aumenta o risco do mercado. Além da questão digital, o fraudador aproveita do contexto social e de motivações emocionais para encontrar brechas. Por isso, as empresas precisam de mais recursos robustos para evitar as fraudes”.

Já entre as categorias que mais sofreram tentativas, estão eletrônicos (9,01%), celular (7,94%) e games (5,65%).

A região Norte (3,34%) segue apresentando o maior índice percentual de tentativas de fraudes sobre a quantidade de transações. Já a região Sul (1,09%), apresenta o menor índice do ranking dos estados.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail