O dr.consulta captou R$ 170 milhões em rodada série D liderada pela Kamaroopin. Os recursos irão para a consolidação e expansão do ecossistema completo de saúde e tecnologia desenvolvido pela healthtech, que tem modelo inovador de atendimento médico centrado no paciente e conta com aproximadamente 4,5 milhões de pessoas cadastradas.
A principal aposta da parceria é a consolidação do modelo de saúde semiverticalizado, alavancando o modelo assistencial proprietário da companhia, sua rede física e digital, e a tecnologia desenvolvida internamente para oferecer um cuidado coordenado e efetivo para o cliente final.
Como alavanca para complementar seu ecossistema, o dr.consulta firmou, em dezembro, parceria de investimento com a cuidar.me para desenvolvimento de plano de saúde próprio, de forma a atender sua base recorrente de clientes. O ritmo acelerado de conversão orgânica da parceria impressiona, fazendo com que a startup alcançasse a 7 mil vidas em 5 meses.
“A estratégia de avançar no modelo de subscrição complementa nossa oferta e é benéfica tanto para os clientes, que terão maior acesso à medicina preventiva, quanto para o negócio, que ampliará sua receita recorrente. Essa captação marca o novo momento da companhia, que a partir da evolução do negócio e a consolidação do nosso ecossistema de saúde, tecnologia e dados, oferece uma oferta de soluções completa, ajustada aos desejos dos clientes e ao plano de crescimento da empresa”, destaca Renato Velloso, CEO do dr.consulta.
O ecossistema conta com rede assistencial completa de atenção primária e secundária, com prontuário eletrônico, protocolos criados pelo próprio corpo clínico e baseados em padrões internacionais, e inteligência de dados, permitindo a integração da jornada do paciente, desde o início com a primeira consulta médica até a alta complexidade.
A companhia acumula uma quantidade expressiva de dados, o que traz um diferencial robusto para o foco no desfecho clínico do paciente. Este modelo semiverticalizado permite que 80% das necessidades dos pacientes sejam resolvidas no próprio sistema e o paciente vá para hospitais da rede credenciada realmente quando for necessário.
“Como nosso primeiro investimento do novo fundo da Kamaroopin, encontramos no dr.consulta, através de um processo profundo de construção e análises, uma empresa que concentra fatores aderentes à nossa forma de investir e gerar valor nas companhias. Um modelo de negócios comprovado ao longo de uma década de operação, liderado por um time experiente, e combinado a inúmeras oportunidades de geração de valor”, diz Pedro Faria, sócio fundador da Kamaroopin.
No ano passado, a companhia manteve seu ritmo de crescimento sustentável, chegando a receita de R$ 310 milhões com margem Ebitda positiva. Além dos resultados financeiros, o dr.consulta bate recordes de satisfação médica, de 90%.
Fundador e membro do conselho de administração do dr.consulta, Thomaz Srougi, garante que tecnologia, inovação e desenvolvimento de novas linhas de cuidado que gerem valor para médicos e pacientes seguirão como frentes prioritárias na alocação de investimentos.
“O setor de saúde é onde a tecnologia tem o maior potencial. Redesenhamos o modelo de atendimento médico do zero para entregar saúde para quem está desprotegido, de uma forma única, no Brasil, usando tecnologia e modelos preditivos para suportar os médicos, permitir a ampliação do acesso a serviços de saúde qualificados a custos reduzidos. Para seguir na vanguarda, os investimentos em inovação precisam ser constantes, assim como a parceria com o corpo clínico altamente qualificado”.