5 dicas para desburocratizar o Departamento Pessoal

As rotinas do Departamento Pessoal são numerosas e, muitas vezes, bastante complexas e burocráticas. Por esse motivo, exigem atenção redobrada, concentração e organização.

Afinal, este é um setor que lida diariamente com informações importantes sobre colaboradores, bem como os processos de contratações, demissões e folha de pagamento, por exemplo.

“Uma gestão de qualidade é essencial para a excelência dos serviços e, neste sentido, a otimização de processos torna-se cada vez mais necessária para evitar problemas futuros”, explica Marcelo Furtado, CEO e co-fundador da Convenia.

Pensando nesse cenário, o especialista elenca cinco dicas que podem contribuir para a desburocratização do setor: 

REGISTRO E MAPEAMENTO DE ATIVIDADES

Para reduzir desperdício de materiais e recursos, é imprescindível que os analistas documentem as tarefas executadas pelo setor. Ao efetuar registros de férias, demissões ou afastamentos temporários, há um maior controle e diminuem as chances de eventuais erros.

ESTABELECIMENTO DE METAS PARA GERENCIAMENTO DIGITAL

Ter metas bem definidas é um passo importante para a otimização das atividades que envolvem a gestão de arquivos.

ARMAZENAMENTO EM NUVEM

Trabalhar com o recurso da computação em nuvem é vantajoso e ao mesmo tempo seguro para as áreas de RH e DP. Afinal, uma de suas vantagens é justamente a otimização das informações em um único lugar.

GESTÃO ESRTATÉGICA

A gestão estratégica ajuda a melhorar processos internos, além de tornar o trabalho mais eficaz e seguro com foco em resultados.

SOFTWARE ESPECIALIZADO

A utilização de softwares especializados, como o da própria Convenia, são opções bastante interessantes para o mercado de RH e DP. Afinal, eles são capazes de realizar, por meio de uma só ferramenta, uma série de tarefas relacionadas à gestão de pessoas, além de integrar dados e produzir relatórios.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais