Siga nas redes sociais

Search

CalcLab lança solução para aprimorar análise de exame laboratorial

Ao centro a CEO da CalcLab, Karla Lacerda, à esquerda o CTO, Anderson Ribeiro e à direita o COO, Gabriele Borges. Foto: Natália Jaguaribe.
Ao centro a CEO da CalcLab, Karla Lacerda, à esquerda o CTO, Anderson Ribeiro e à direita o COO, Gabriele Borges. Foto: Natália Jaguaribe.

Profissionais de saúde já podem contar com uma ferramenta que aprimora a precisão do diagnóstico. Desenvolvida pela CalcLab é um software que facilita e agiliza a interpretação de exames laboratoriais.

De forma sintética, a CEO da CalcLab, Karla de Araújo Lacerda, explicou que o software agiliza e facilita ao automatizar a parte de interpretação dos exames, aplicando cálculos, interrelacionando itens e conversão de unidades para extrair os valores ideais dos parâmetros dos exames, ao invés de valores de referência:

“O software, por conta de seu motor agnóstico, permite o processamento de mais de 800 laboratórios nacionais, americanos, chilenos, portugueses, americanos, espanhóis e até dos emirados árabes”.

Ao usar valores ideais e não os de referência, o software identifica índices que estão próximo dos limites, evitando o quadro clínico do paciente, desfavorável.

Com isto, o profissional de saúde terá tempo de atuar para que doenças, principalmente as crônicas, não se desenvolvam. 

“Para fazer uma interpretação detalhada e personalizada dos exames é necessário um tempo de consulta, cálculos e entendimento das tabelas de resultados que, na maioria das vezes, os profissionais não conseguem despender no cotidiano do consultório. Ao realizar o cálculo minucioso dos diagnósticos, é possível para o Calclab encontrar indícios de doenças que podem surgir no futuro”, destaca.

A solução foi criada em 2020 pelos nutricionistas Karla Lacerda e Gabriel de Carvalho, que ainda é farmacêutico bioquímico e estudioso da mecânica de resultados laboratoriais.

Com o pensamento de encontrar uma solução para esse problema, por meio de uma tecnologia que interpreta os exames laboratoriais em poucos minutos, começou a história da healthtech.

Por facilitar e revolucionar a interpretação de exames no Brasil, a empresa foi vencedora do concurso nacional StartBsB, na categoria Startups Inovadoras, e recebeu R$ 130 mil como premiação pela inovação.

O software acaba de receber o prêmio do Demoday Startup Brasília 2030, pela inovação como healthtech e ainda está entre os finalistas no Programa Mulheres Inovadoras 2022, do governo federal, que reuniu projetos de inovação conduzidos por mulheres.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail