Siga nas redes sociais

Search

Como o uso do pronome neutro em inglês já é uma realidade no ambiente corporativo

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com 3 milhões de entrevistados em empresas de toda a América Latina, o número de pessoas que se identificam como não binárias já chega a 1,19%. Ou seja, cerca de 35 mil pessoas fazem parte deste grupo e este número deve aumentar cada vez mais, uma vez que diversas organizações possuem políticas de diversidade e inclusão cada vez mais presentes e atualizadas. 

Gabriela Iglesias, Sales Manager da Slang no Brasil, programa líder em soluções de aprendizagem de inglês especializado em conteúdos profissionais e técnicos, destaca que a necessidade do pronome neutro surgiu do processo de inclusão cada vez mais engajado, iniciando-se em algo comum a todos: a comunicação. 

Para pessoas que não se sentem representadas pela categorização binária de masculino/feminino, construir uma consciência à sua volta quanto à inclusão linguística é um avanço bastante significativo. Para isso, é possível fazer adaptações na linguagem, independentemente da língua em questão. 

No Economia SP Drops, ela separou algumas dicas para ajudar empresas a  incluírem o pronome neutro no vocabulário da sua empresa:

Como utilizar o pronome singular neutro “they” no inglês? 

Gabriela: Originalmente, o termo “they” referia-se apenas ao pronome plural “eles/elas”. No entanto, com o crescimento da discussão sobre inclusão linguística, ele passou a se popularizar como um pronome singular e neutro, sendo considerado, em 2019, a palavra do ano pela editora Merriam-Webster, que faz essa escolha com base em pesquisas. Apesar de casos contrários, o “they” usado como pronome singular para referir-se a pessoas não-binárias está ganhando espaço em muitas áreas, inclusive na acadêmica. Por não fazer parte do ensino clássico do inglês, você pode até pensar que essa é uma regra gramatical complicada, porém, na verdade, ela é bem simples. Quando tratamos o “they” como singular, seus pronomes derivados também entram na regra, sendo que “their”, “themselves” e “theirs” devem ser utilizados nesses casos. Entretanto, o verbo que o acompanha permanece no plural, mesmo que o pronome tenha o significado no singular, como por exemplo:  They are my friend. (ele/ela/elu é meu amigo) e I’m going to their house. (Eu estou indo à casa dele/dela/delu), onde “friend” se mantém no singular, deixando claro que o pronome se refere apenas a uma pessoa. Além do uso pronominal singular, também é possível recorrer aos pronomes indefinidos para substituir adjetivações ou substantivos sem indicar um gênero ao termo. São eles: Each (cada um/cada uma), every (todos/todas/todes), any (qualquer/algum(a)/alguns(mas)/nenhum(a)), Nobody, No one (ninguém), Whoever (quem quer que seja), como por exemplo: Each person received a present (Cada pessoa recebeu um presente), ou There isn’t anybody in this place (Não há ninguém neste lugar), entre outros.

Que outros termos neutros são usados no dia a dia?

Gabriela: Apesar do “they” ser o pronome neutro mais popular, outras formas de diferenciação na língua podem ser usadas no inglês. Quando for se referir a alguém sem gênero identificado, por exemplo, ao invés de “Mr”, “Ms”, “Mrs” ou “Miss”, utilize o “Mx.”. Em voz alta, a pronúncia é parecida com “mix”. Ao falar de algum companheiro ou companheira, irmão ou irmã, crianças, filhos ou filhas, em vez de especificar o gênero, outros termos podem ser utilizados sem alterar o sentido da frase. Neste caso, são usadas palavras sem adaptações gramaticais, essas são algumas dicas: no lugar de “boyfriend” ou “girlfriend”, “husband” ou “wife”, pode-se usar “partner” (parceiro/parceira); para substituir “sister” ou “brother”, pode ser utilizado “sibling” (irmão/irmã).

Qual a importância da inclusão no ambiente profissional?

Gabriela: A linguagem inclusiva pode e deve ser aplicada em todos os ambientes possíveis, tanto no convívio social quanto no profissional. Uma iniciativa de projetos e medidas de inclusão por parte da gestão de pessoas e da liderança pode ser uma ação de fortalecimento para a cultura e diversidade da empresa. Se a sua empresa é uma multinacional, por exemplo, saber utilizar corretamente o “they” como pronome singular neutro é essencial para uma comunicação mais respeitosa entre os membros da corporação. No mundo profissional, em diversas áreas, os títulos de posições também podem ser alterados para permitir a inclusão. Confira alguns exemplos: é possível trocar Fireman por Firefighter (Bombeiro/a/e), Doorman por Doorkeeper (Porteiro/a/e),  Policeman por Police Officer (Policial), Businessman por Businessperson (Empresário/a/e), além de muitos outros. Ter uma plataforma que ajude com o estudo da língua inglesa direcionado para empresas pode ajudar na hora de utilizar esses pronomes no dia a dia corporativo. Um exemplo dessas plataformas é a Slang, plataforma online para aprendizagem de inglês especializada em conteúdos profissionais e técnicos.

Confira outras entrevistas do Economia SP Drops

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail