Siga nas redes sociais

Search

Marca-texto: as lições de Desistir não é Opção, escrito por Camila Farani

Camila Farani e Ana Paula Dahlke, durante o Startup Summit 2022.
Camila Farani e Ana Paula Dahlke, durante o Startup Summit 2022.

Quando leio um livro, geralmente um marca-texto faz sua arte entre as partes que eu mais gosto ou considero importante lembrar mais tarde. Portanto, trago hoje na minha coluna as marcações feitas nas 224 páginas do livro Desistir não é Opção, escrito por Camila Farani, que inclusive já deu entrevista para o Economia SC e a foto da capa é quando eu conheci ela, durante o Startup Summit. Espero que gostem e leiam também!

PÁGINA 20: […] só geramos mudança e transformação quando colocamos o que aprendemos em prática.

PÁGINA 20: […] o mais bacana do Brasil são os atuais e futuros empreendedores e empreendedoras que estão dispostos a transformar a nossa realidade por meio do conhecimento que adquirriram em suas experiências.

PÁGINA 20/21: A trajetória do empreendedor e empresário não é um caminho tranquilo. São perdas, recomeços, erros e acertos, angústias, sonhos, mas, acima de tudo, uma vontade insaciável de fazer acontecer, de entregar algo que verdadeiramente gere valor para as pessoas e para si mesmo.

PÁGINA 21: […] se você não sabe aonde quer chegar, todos os caminhos vão estar errados.

PÁGINA 39: […] a história de nenhum empreendedor acontece sem muitas curvas pela estrada.

PÁGINA 39: Ao saber que é possível obter mais realização (pessoal, profissional, financeira etc.), somos impelidos a agir – correndo o risco de atropelar coisas importantes.

PÁGINA 44: Empreender hoje significa querer se debruçar sobre um mercado volátil, incerto, complexo e ambíguo. Você precisará estar forte o bastante, ter estrutura e processos para conseguinavegá-lo.Seu primeiro desafio nessa jornada é dominar a si mesmo. Somente assim, conseguirá avançar com estratégia, colaboração e, claro, com resultados.

PÁGINA 46: […] a verdade é que empreender significa algo bastante trabalhoso e, por consequência, exige uma dose cavalar de dedicação.

PÁGINA 48: Quanto mais uma pessoa empreende, mais ela terá que conhecer seus pontos fortes e vulnerabilidades, seus limites e aquilo que faz com excelência.

PÁGINA 49: […] mais do que os números ou a parte técnica de um negócio, o que me encanta é a garra de quem está construindo essa jornada: gosto quando é possível sentir toda a vontade de fazer dar certo e a paixão que o empreendedor tem pela empresa.

PÁGINA 50/51: […] se você não apresentar sua obra para o mundo, será para sempre um talentosíssimo desconhecido.

PÁGINA 59: […] se o consumidor não vê valor, simplesmente não paga.

PÁGINA 62: O medo é uma constante em todos os contextos: para quem abrir uma empresa, para quem quer fazer uma palestra, para quem precisa se expor. Porém, se você não for lá e fizer, alguém o fará.

PÁGINA 67: […] o ato de empreender exige que busquemos aprimoramento constante.

PÁGINA 67: […] é necessário entender que ir além do senso comum é algo diretamente ligado à autenticidade de cada um: envolve ser genuíno e espontâneo, mas também fazer conexões improváveis.

PÁGINA 68: […] quando a primeira reação é recuar numa ideia ou num projeto novo, a maioria está presa a uma ideia de escassez, pois há o risco de perder o espaço já conquistado, perder dinheiro, perder a direção. Quem avança, no entanto, pode estar na abundância: ganhar novos mercados, novas fontes de receita, novos aprendizados.

PÁGINA 96: […] você não se torna líder porque se autoproclama, torna-se porque outras pessoas o enxergam assim.

PÁGINA 127: Para atrair pessoas brilhantes, as empresas também precisam ser atrativas.

PÁGINA 131: Fracasso é um evento, não uma pessoa. Perder faz parte do processo.

PÁGINA 135: Construir relacionamentos, desenvolver habilidades e estimular o autodesenvolvimento devem ser encarados como investimento a longo prazo, com altas taxas de retorno.

PÁGINA 136: Em suma, os líderes mais eficazes são aqueles capazes de equilibrar o foco das tarefas com o foco nas pessoas, para inspirar, desenvolver e capacitar.

PÁGINA 143: […] o aspecto comportamental do empreendedor é um dos grandes diferenciais para a prosperidade e a longevidade dos negócios.

PÁGINA 146: Saber administrar questões pessoais e emocionais é o que realmente faz a diferença entre um simples empreendimento e um negócio de alto impacto.

PÁGINA 151: […] quem deseja ter um negócio próprio não deve temer os tempos difíceis. Pelo contrário, tal pessoa precisa ter plena consciência de que, dentro dos ciclos existentes no mercado, sempre haverá altos e baixos.

PÁGINA 154: […] empreender deve ser sempre encarado como uma atividade com objetivos a longo prazo.

PÁGINA 160: Habilidades como pensar fora da caixa, insubordinação ao status quo e aos modelos tradicionais, além do desejo de criar um novo caminho, são vitais para o empreendedorismo.

PÁGINA 170: Um fator importante na concepção e no desenvolvimento de qualquer produto ou serviço é a etapa de “ir para a rua”. Afinal, é lá que está o seu público. É estando perto dele, ouvindo-o e observando-o que você conseguirá entender os rumos do que está criando. Não dá para ter percepção necessária estando dentro de uma sala de escritório.

PÁGINA 184: Antes de crescer é preciso conhecer e avaliar todos os lados e possibilidades. Além de ser uma tarefa naturalmente difícil, crescer significa ruptura e recomeço: entenda também como sinônimo de mudança. Para encarar tudo isso, você e seu negócio precisam estar preparados. Em outras palavras, pode ser bom ou ruim.

PÁGINA 185: […] nem sempre investir em crescimento desenfreado pode ser a melhor solução.

PÁGINA 196: A empresa que estiver mais próxima dos seus clientes vencerá.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail