Siga nas redes sociais

Search

7 ações para promover o bem-estar emocional no ambiente de trabalho

Foto:  Julia Kutsaeva/AdobeStock
Foto: Julia Kutsaeva/AdobeStock

Os desafios do mundo corporativo geram uma série de sentimentos aos colaboradores, como euforia, empolgação, estresse e, muitas vezes, ansiedade diante das dificuldades do dia a dia. Como resultado, o humor muda e as noites dão lugar à insônia.

Desde o início da pandemia, a pressão imposta aos colaboradores, atrelada à sobrecarga de trabalho, têm aumentado os gatilhos para casos de esgotamento profissional e depressão.

Com a campanha nacional de conscientização e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, separamos 7 dicas para promover o bem-estar emocional dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Vale lembrar que, apesar da data, essas são ações que devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano pelo setor de RH, a fim de promover o equilíbrio mental das equipes, já que o trabalho afeta diretamente o estado psicológico dos colaboradores.

1. Desenvolva lideranças compassivas

Mais do que nunca, a saúde mental no ambiente de trabalho se tornou um assunto difundido entre os colaboradores, principalmente durante a pandemia, momento no qual os sentimentos de medo e incertezas tomaram conta da população. Diante desse cenário, a preocupação por desenvolver lideranças mais compassivas também ganhou espaço dentro das organizações. Afinal, este é um modelo de gestão de pessoas humanizado, pautado pela segurança psicológica, compaixão, empatia e respeito. Para Carine Roos, CEO e fundadora da Newa, empresa de consultoria em diversidade, inclusão e saúde emocional, o desenvolvimento de lideranças é fundamental para que as equipes se sintam mais seguras e conectadas em um ambiente acolhedor e saudável.

2. Ofereça apoio especializado em saúde mental aos colaboradores

Segundo a Organização Mundial da Saúde, problemas de saúde mental no trabalho são responsáveis por grande parte da perda de produtividade dos profissionais. As empresas já entenderam que priorizar a saúde mental dos funcionários não é custo, e sim investimento e uma das formas de atuar positivamente para isso é apostando em testes psicológicos. A Vetor Editora, empresa com foco em pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento por meio de conteúdos especializados para a área psicológica, neuropsicologia, organizacional e educacional, atua nestes cenário desde a sua fundação, realizando a aplicação de testes psicológicos para diversas finalidades, colaborando principalmente com a área de recursos humanos. Para a empresa, os testes apresentam um papel fundamental tanto para a experiência dos colaboradores como para  seu desenvolvimento e bem-estar. Por isso acredita que os cuidados com a saúde mental devem ir sempre além. Investir em terapia, monitorar a saúde mental dos colaboradores por meio de instrumentos que avaliam desde clima organizacional, assim como apoiam a identificação de doenças ocupacionais como o burnout, é imprescindível. Além disso, esses instrumentos auxiliam a construção da gestão dos riscos psicossociais com intuito de promover segurança e saúde do trabalhador. Essas são algumas das iniciativas que podem e devem ser adotadas. 

3. Incentive uma cultura de feedbacks e de avaliação de desempenho

Uma pesquisa realizada em 2021 pela Feedz, plataforma completa que aumenta o engajamento e desempenho de colaboradores, comprovou que 92% dos funcionários compreendem melhor o trabalho em empresas que realizam reuniões 1:1, tornando o feedback complementar a avaliação de desempenho. De acordo com o Gabriel Leite, CMO e co-fundador da Feedz, a avaliação é uma importante aliada do RH, principalmente no momento de ressaltar a atuação dos colaboradores em um feedback:

“A avaliação de desempenho deve acontecer de forma contínua assim como os feedbacks, por isso é preciso ter constância para poder avaliar os dados e assim planejar estratégias que funcionem. Com isso é possível perceber como cada funcionário está emocionalmente e psicologicamente, apontando quais mudanças devem ser feitas para o desenvolvimento do colaborador”.

4. Use tecnologias para acolher e aproximar os colaboradores

A pandemia intensificou o uso de tecnologias dentro das empresas para inúmeras demandas, incluindo para o bem-estar de seus colaboradores. Nesse contexto, a healthtech brasileira Hisnek apresenta soluções para RHs por meio do aplicativo IVI, primeira assistente virtual de saúde emocional e bem-estar no ambiente corporativo. O aplicativo atua com foco na prevenção, agindo antes mesmo dos transtornos emocionais se agravarem. Com base na interação dos usuários, a tecnologia apresenta um relatório que mostra a condição mental das equipes mantendo anônimos os colaboradores. Assim, ajudando os RHs a conseguirem direcionar soluções assertivas para as equipes. Para a CEO da empresa, Carolina Dassie, a escuta ativa e o acolhimento por parte do RH das empresas é primordial para auxiliar os colaboradores, tanto a cuidarem da saúde, quanto a buscarem ajuda quando necessário.

5. Crie ambientes seguros para os colaboradores se expressarem 

A escuta e o compartilhamento de ideias são fundamentais para o desenvolvimento dos colaboradores e, para isso, eles precisam estar em ambientes confortáveis para expressarem suas opiniões, exporem suas visões e serem ouvidos pelas lideranças. Com  um  espaço saudável para a livre expressão,  aumenta o engajamento e a motivação dos colaboradores, o que é benéfico para o funcionamento do negócio como um todo. A Sólides, empresa de tecnologia líder no Brasil na gestão de pessoas em PMEs, se preocupa com a criação desses ambientes seguros e tem momentos de interação entre os colaboradores e a liderança, além de um suporte terapêutico para os funcionários, capaz de trazer uma melhora no clima organizacional e boas relações interpessoais.  

6. Proporcione acompanhamento psicológico aos colaboradores

Segundo a pesquisa Saúde Mental no Brasil, realizada pela Vittude, referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas, em parceria com a Opinion Box, 72% das mais de 2 mil pessoas entrevistadas escolheriam trabalhar em locais que cuidam da saúde mental de seus colaboradores. A healthtech, inclusive, lançou a Escala Vittude de Percepção de Segurança Psicológica e a Escala Vittude de Estresse e Propensão à Síndrome de Burnout. Os dois produtos chegam ao mercado com o objetivo de auxiliar lideranças de Recursos Humanos, Saúde & Segurança do Trabalho na identificação e intervenção precoce de possíveis casos de adoecimento em saúde mental levando em consideração características intrínsecas à cultura brasileira para medir a relação entre o colaborador e a segurança psicológica e nível de estresse/burnout do indivíduo. 

7. Melhore a comunicação interna da empresa

Diversos conflitos e mal estar entre os colaboradores podem ser facilmente resolvidos com uma boa ferramenta de comunicação interna, já que a má comunicação acaba desmotivando o clima organizacional. A Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil, realizou o estudo Comunicação Trends 2022, que mostra que, para 53% das empresas, o principal desafio dos profissionais de RH e CI é manter os colaboradores cada vez mais engajados. E estar desengajado é um ótimo gatilho para acabar com o bem-estar emocional no trabalho. Portanto, além de realizar um conjunto de ações na organização, utilize a comunicação interna como verdadeira arma de relacionamento com os colaboradores, ou seja, mostre a eles a importância de ter os objetivos, missão e valores dos colaboradores estarem cada vez mais atrelado aos da empresa, fortificando a marca empregadora e a relação entre empresa e funcionário. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail