Siga nas redes sociais

Search

Como o data driven orienta dados na construção civil 

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Edson Poyer, CMO da 3F.

Data Driven nada mais é do que a gestão orientada por dados. Isto é, o gerenciamento que baseia a tomada de decisões com análise de dados precisos e concretos. Com o avanço tecnológico, é inadmissível que decisões gerenciais continuem a ser tomadas com base em “intuição” e “achismos”.

Levando em consideração os dados para a tomada de decisão, as deliberações tornam-se mais racionais e assertivas, melhorando todo o processo de gestão na empresa.

Vale destacar que o Data Driven pode ser aplicado em qualquer negócio, inclusive na construção civil e pode ser um aliado muito importante para empresas do ramo, pois a falta de dados e informações gerenciais é um grande gap do setor. Dessa forma, adotar este conceito contribui para aumento da competitividade da empresa.

E o que seriam esses dados? Os dados na construção civil são o registro de um atributo de um objeto, cujo registo indica o ato de anotar variáveis particulares do elemento em questão. Dados servem como suporte para documentos ou da gestão.  

A anotação desses dados permite a transformação desses registros em informações pelos gestores. Assim, é possível otimizar a tomada de decisão da empresa para futuros empreendimentos, melhorando todo o ciclo de gerenciamento.

COMO APLICAR O CONCEITO NA CONSTRUTORA

Agora que você já sabe o que é a importância do Data Driven para a construção civil, deixaremos algumas dicas para implementar este conceito em sua construtora e incorporadora. São elas:

  • Definir objetivos
  • Planeje a construção e os empreendimentos
  • Coleta de dados
  • Análise de dados
  • Aja
  • Meça os resultados

DEFINA OBJETIVOS

O que a sua construtora pretende atingir com os dados que vai coletar e tratar? Melhorar as vendas? Melhorar processos gerenciais? Construir mais? Diminuir os custos? Mais de um desses objetivos? Responder a essa pergunta antes de implementar o conceito de Data Driven no seu negócio é essencial.

Além disso, é necessário avaliar e separar os objetivos de curto, médio e longo prazo em cada setor do negócio. Imagine a sua empresa no futuro e imagine o que deseja alcançar com a implementação desse conceito na construtora.

PLANEJE A CONSTRUÇÃO

Não existe negócio atrelado à construção civil que consiga ser competitivo sem adotar processos enxutos de planejamento. Estabeleça quais são as ferramentas necessárias para que a finalidade seja alcançada. Nessa etapa, uma consultoria com uma empresa já presente no mercado pode contribuir para que se obtenha um resultado melhor.

COLETA DE DADOS

Para criar um gerenciamento de obras baseado em dados, é necessário coletar os dados. Dessa maneira, a coleta de dados é engrenagem essencial para o conceito do Data Driven. O volume de informações disponíveis na atualidade é grande. Por isso, além de coletar, é necessário trabalhar com a análise de dados.

ANÁLISE DE DADOS

Nessa etapa, a equipe deve ser capaz de transformar os dados em informações. Isso é feito por meio de relatórios, gráficos e insights, que geram ideias e ações para que se criem alternativas para alcançar os resultados esperados com o Data Driven.

Para facilitar esse processo, algumas ferramentas disponíveis no mercado podem ser utilizadas, como a tecnologia ERP. Com o uso desse instrumento, torna-se mais fácil o treinamento de equipes e a mudança na cultura organizacional da empresa, facilitando a aceitação dos gestores com esse tipo de trabalho (manejo de dados).

AJA

Nesse contexto está a maior oportunidade de utilizar a tecnologia da informação a favor da construtora em termos práticos. Nessa fase, os dados são utilizados para definir ações, insights e relatórios, de forma objetiva para garantir as mudanças na empresa.

MEÇA RESULTADOS

A dica final está em medir os resultados alcançados a partir do Data Driven. Fazendo isso, é possível saber se as ações feitas estão trazendo resultados positivos para a sua construtora.

Essa etapa está atrelada a mensuração dos resultados e é ligada intrinsecamente ao gerenciamento. Cada área da construtora precisa de critérios diferentes para mensurar suas atividades e seus resultados.

COMO O USO DE TECNOLOGIA PODE AUXILIAR NA COLERA E ORGANIZAÇÃO DOS DADOS

A coleta de dados pode ser facilitada com o uso de tecnologias como softwares de gerenciamento de obras. Essa facilidade se dá por conta da automação dos processos. Outros avanços tecnológicos, como big data e a metodologia BIM, também auxiliam na coleta e organização dos dados, pois abordam os processos de todo o ciclo construtivo.

Sendo assim, o Data Driven é um conceito de cultura organizacional que pode ser implementado na construção civil. Quando implementado, aliado a outras tecnologias, como softwares e o BIM, este processo se torna mais completo e eficiente.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail