Siga nas redes sociais

Search
Foto: divulgação.

Como preparar seu e-commerce para o Dia do Cliente

O Dia do Cliente, comemorado na próxima quinta-feira, dia 15 de setembro, foi criado para homenagear o consumidor brasileiro com descontos especiais. Com tantas oportunidades para os vendedores, Juliana Vital, CRO e representante da Nubimetrics no Brasil, plataforma que empodera os sellers com dados inteligentes, elaborou um checklist para ajudá-los a aproveitarem ao máximo o poder desta sazonalidade no e-commerce.

1 –  Analise se sua oferta está preparada para receber compradores

Escolher o que vender é uma das tarefas mais importantes para poder faturar mais, por isso é muito importante analisar o mercado e as tendências, investigar as palavras-chave do item e entender se o mesmo está entre os artigos mais vendidos no período. Para se destacar nessas datas é crucial buscar produtos com alto índice de buscas e com poucos vendedores, assim você sai na frente dos seus concorrentes. Isso só é possível observando os dados e monitorando a oferta da concorrência. Além de examinar os concorrentes, o estoque do e-commerce também deve estar organizado e pronto para a data. Por isso, faça um levantamento do estoque para definir o que entrará na promoção e se há quantidade suficiente para a comercialização. “Pense sempre antecipadamente, isso significa que se o seu estoque não estiver pronto, fale com os fornecedores e compre o que está em falta. Assim que os objetos chegarem, crie a estratégia de preço e compare com os concorrentes.

2 – Crie anúncios eficientes 

Não é só nas redes sociais que os anúncios são eficazes. Para vendas este é um dos temais mais importantes quando o assunto é chamar atenção do cliente. Mais do que isso, cada pesquisa dos usuários é resultado de uma intenção de compra. Entender como funciona a demanda é fundamental para criar divulgações melhores e mais eficientes para o negócio online. Neste sentido, a dica é muito simples: crie títulos, identifique as palavras-chave procuradas pelos compradores e estruture os títulos com o nome do produto, marca e modelo. Para otimizar os anúncios é importante elaborar bem as descrições dos itens para sanar todas as dúvidas do seu comprador e completar as fichas técnicas do mesmo. Os clientes podem se basear nessas informações na hora da compra e esse pode ser um fator decisivo. Parece simples, mas muitos vendedores não se atentam nessa questão e acabam perdendo consumidores.

3 – Elabore uma boa estratégia de envio e distribuição

Durante as sazonalidades e eventos comerciais, a entrega dos artigos é uma tarefa que exige muita atenção, já que reflete diretamente na experiência do cliente, na reputação do vendedor e do negócio. Se achar necessário, analise os tipos de envio usados pela concorrência e também os custos de frete grátis, que são muito comuns nessas promoções. É nesse momento que você vai usar seu bom relacionamento com parceiros, principalmente aqueles que estão ao seu lado para a logística dos produtos no dia a dia. Negocie os custos e os prazos para a ocasião, isso vai fazer toda a diferença. Na hora do envio, mesmo com tantos pedidos, é imprescindível verificar os dados do comprador, e principalmente o endereço, além de incluir a etiqueta de envio em algum local visível.  

4 – Foque no bom atendimento e experiência do cliente

Garantir um ótimo atendimento e uma experiência memorável é um dos pontos chaves para esse dia. Um dos focos principais do Dia do Cliente é a experiência do comprador com a loja, por isso, ter o atendimento organizado e bem preparado para o evento é fundamental. Prepare e oriente sua equipe para o atendimento e previna-se com as principais dúvidas e consultas dos consumidores para ter a pronta resposta.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Empresa divulga nova marca e quer dobrar faturamento

nordvpn

O que acontece com os dados na web depois que alguém morre?

edson-de-paula

Porque as competências socioemocionais estão ligadas ao profissional do futuro

Receba notícias no seu e-mail