Siga nas redes sociais

Search

Transformação digital é pesadelo para mais de 50% das empresas do mundo

atila-run2biz-transformação-digital
Foto: Divulgação

Manter relações a distância, fácil acesso à informações, melhora de processos internos, aumento do desempenho de colaboradores e tomadas de decisões mais assertivas. Essas são somente algumas das qualidades que a transformação digital trouxe para as empresas.

Contudo, nem só de flores vive esse cenário. Segundo um estudo realizado pela Gartner, ao menos 56% das organizações revelaram ter se lamentado por ter adquirido tecnologia em grandes projetos nos últimos dois anos. 

O principal motivo para a frustração esteve relacionado à mudança no perfil dos compradores de projetos de tecnologia, dos quais 67% não são da área de TI. 

Para Atila Nicoletti, responsável pela liderança de vendas e alianças da Run2biz, o problema está na falta de conhecimento sobre o próprio negócio:

“Ou seja: a decepção vem porque os empreendedores, sócios, CEOs e líderes não conhecem a fundo a empresa que dirigem, prática essa indispensável, com o auxílio da tecnologia, para conseguir crescer de forma consistente, aproveitar o time que se possui, direcionar o trabalho e garantir melhores resultados”.

Para o executivo, existem principais três problemas envolvendo esta decepção: a demanda por profissionais qualificados, a tecnologia, que sozinha não é capaz de fazer nada, e o gerenciamento. Ele alerta sobre a importância de três pontos: 

  • Observabilidade: consiste na capacidade de investigar e coletar métricas de ambientes em produção, distinguindo e compreendendo todos os processos e emitindo alertas para solucionar e resolver incidentes de desempenho. Destacam-se aqui as soluções AIOps e APM, que contam com um poderoso suporte da tecnologia de Machine Learning. 
  • Processos: por meio da digitalização dos processos ou fluxos de trabalho, é possível analisar riscos, facilitar a gestão, verificar os resultados e obter relatórios em tempo real, o que coopera para considerações atuais e para tomadas de decisão certeiras, tendo uma visão 360º do negócio. 
  • Transformação Digital: para implementá-la de fato não basta só o profissional de TI comprar tecnologias e mantê-las funcionando. É preciso fazer a conexão entre pessoas, processos, negócios e tecnologia a fim de garantir os melhores benefícios possíveis. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail