Siga nas redes sociais

Search

Setembro Amarelo: startups investem na saúde mental dos colaboradores

Foto:  wenich/AdobeStock
Foto: wenich/AdobeStock

De acordo com pesquisa do site Empregos.com.br, realizada em julho deste ano, uma em cada quatro empresas no Brasil afastou de um a cinco funcionários por adoecimento mental nos últimos 12 meses. Os principais motivos foram: ansiedade (41%), estresse (31,9%), depressão (26,7%) e burnout (9,2%).

No entanto, apenas 34% das empresas praticam iniciativas para informar e prevenir transtornos mentais no ambiente de trabalho e só metade conta com canais de feedback para ouvir seus funcionários.

Para mudar esse cenário e diante dos desafios de promover bem-estar e um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, startups de diversos setores prepararam uma série de iniciativas internas para o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e um momento de reflexão e conscientização sobre a saúde emocional das pessoas.

Confira abaixo três empresas que investem na saúde mental dos colaboradores:

PONTOMAIS

Pontomais, startup líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs, seguindo o propósito de desenvolver pessoas e transformar histórias, irá promover no mês de setembro a ação “amigo cuidado”, que tem o intuito de incentivar os colaboradores a cuidar uns dos outros dentro da empresa, incluindo as lideranças.

Nesta ação, toda a empresa será separada em grupos, onde serão sorteados nomes aleatórios, como um amigo secreto, e cada colaborador irá enviar mensagens de apoio, incentivos, elogios ou até mesmo puxar conversas com o seu sorteado.

O propósito da empresa é reforçar os laços e vínculos entre os colaboradores e tornar o ambiente de trabalho ainda mais acolhedor para os pontomakers.

Ao fim do mês, a empresa irá montar um mural online onde cada um poderá também, contribuir com mensagens de conscientização, agradecimentos, etc.

Além disso, a empresa também promoverá o brinde mix, que acontece toda sexta-feira nos últimos 30 minutos do dia, com uma parada de todos os setores que se reunirão para brindar os acontecimentos bons da semana, sejam pessoais ou profissionais. Para este mês a ação não será separada por setores, na verdade, eles irão misturar a empresa toda para um brinde especial. 

HISNEK

Criadora do aplicativo IVI, primeira assistente virtual de saúde emocional e bem-estar no ambiente corporativo, a Hisnek valoriza a cultura de um ambiente mais saudável e leve dentro das empresas.

Neste mês, a empresa está atuando com inúmeras ações de conscientização para a prevenção e os cuidados com a saúde mental.

As ações, que envolvem uma página exclusiva com conteúdos e websérie que abordam temas voltados à saúde emocional, o bem-estar, o autocuidado e vivências do mundo corporativo, são aplicadas, também, dentro da healthtech.

Além disso, a empresa atua ativamente com dinâmicas e recursos para seus colaboradores, com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor, o que inclui roda de conversas quinzenalmente com todas as pessoas da equipe para falarem abertamente como se sentem, além de disponibilizar sessões de terapia.

Para Carolina Dassie, CEO da healthtech, o Setembro Amarelo abre portas para falar sobre o cuidado, a empatia, o compartilhamento de experiências, questões que devem ser consideradas todos os dias, em todos os meses do ano:

“É sobre levar a sério um tema que ainda carrega muitos tabus. É sobre encarar a saúde mental como compromisso. Eu sempre falo para a minha equipe que, apesar do trabalho, temos que cuidar da nossa saúde mental, para que todos estejam bem emocionalmente, com tranquilidade emocional e feliz”.

SÓLIDES

A Sólides, empresa de tecnologia líder no Brasil da gestão de pessoas em PMEs, acredita que a escuta e o compartilhamento de ideias são fundamentais para o desenvolvimento dos colaboradores e, para que isso seja possível, eles precisam estar em ambientes confortáveis para expressarem suas opiniões, exporem suas visões e serem ouvidos pelas lideranças.

Com um espaço saudável para a livre expressão,  aumenta o engajamento e a motivação dos colaboradores, o que é benéfico para o funcionamento do negócio como um todo.

A empresa se preocupa com a criação desses ambientes seguros, promovendo momentos de interação entre os colaboradores e a liderança, dentro e fora do escritório, como em bootcamps, além de um suporte terapêutico para os funcionários, capaz de trazer uma melhora no clima organizacional e boas relações interpessoais. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail