Siga nas redes sociais

Search

Por quê decidi apostar na contratação de talentos 50+

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Por Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco.

Segundo o IBGE, hoje no Brasil, a população acima de 60 anos já soma mais de 29 milhões. E quando ampliamos para aqueles que estão em fase de “envelhescência” (dos 45 aos 65 anos), que abrange a geração que está caminhando entre a idade adulta e a velhice, temos 25% dos brasileiros.

Infelizmente, mesmo diante de dados que traduzem a maior longevidade em nosso país, existe muito preconceito referente ao etarismo. Sim, a contratação de profissionais maduros ainda é subvalorizada, sendo um grande desafio para as organizações e para a sociedade.

Quando pensamos em preencher uma posição de trabalho, é preciso ter em mente que a questão da idade jamais deveria ser um filtro. Afinal, uma empresa busca pessoas talentosas e que possam somar para o time. Inclusive, em um mercado cada vez mais competitivo, o profissional que reúne décadas de conhecimento e bagagem, às vezes com alto grau de especialização, vai agregar demais no dia a dia da organização…concorda? Compartilho, a seguir, 6 bons motivos para contratar talentos 50+:

1) Mais estabilidade: Os profissionais maduros, em geral, não são tão vulneráveis frente às ofertas do mercado. Obviamente, é natural que um recém-formado esteja mais preocupado em subir na escada corporativa o mais rápido possível. Já os trabalhadores seniores estão mais focados na estabilidade. Isso reflete em maior retenção de talentos e em economia para a empresa, já que treinar novos colaboradores é sempre oneroso.

2) Profissional mais completo: Pare e pense no conjunto de habilidades mentais que você busca em um ótimo colaborador: capacidade de gerenciamento, senso de liderança, comunicação eficaz e, sobretudo, empatia – todas qualidades que se lapidam à medida que envelhecemos!

3) Colaboração em alta: Os dias de ego inflado ficaram para trás. Os colaboradores maduros costumam desempenhar melhor em equipe, já que têm as softs skills (habilidades comportamentais), como maturidade, sabedoria, inteligência emocional e experiência de vida, mais desenvolvidas. E sabemos que todos esses são atributos importantes no ambiente de trabalho em constante mudança dos dias atuais.  

4) Liderança mais eficaz: Sucessos e equívocos a partir das vivências laborais fazem com que o profissional mais velho se torne uma forte figura de liderança. Tudo o que ele passou faz com que tenha condições de agir de modo mais certeiro, dando direcionamentos assertivos para seu time. Isso impacta positivamente vários processos da empresa, desde a valorização da diversidade até as tomadas de decisões estratégicas.

5.Ótimos contatos: Por acumularem anos de carreira e diversas experiências profissionais, os colaboradores seniores naturalmente conhecem mais pessoas, de diferentes setores e empresas. Especialmente na área comercial, esse é um importante diferencial competitivo. Seu networking rico pode gerar importantes conexões!

6.Dedicação acima da média: A motivação para o trabalho é diferente para o colaborador com mais de 50 anos. Ele geralmente está em busca de uma colocação que contribua para a sua manutenção financeira, mas também está interessado em prestar o melhor serviço possível. Esses profissionais, muitas vezes, já estão com outras áreas da vida mais consolidadas: formaram família, já concluíram os estudos, boa parte das conquistas materiais foram feitas, por isso conseguem trabalhar com mais foco e empenho…e isso se traduz em um colaborador mais dedicado!

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail