Siga nas redes sociais

Search

Como o posicionamento de marca ajuda empresas a criarem valor no mercado

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Inquieto, questionador e apaixonado por posicionamento de marca. Assim Felipe Gondin, CEO da CAPME Branding, se define em seu perfil no Instagram. Recém-chegado ao time de colunistas do portal, no Economia SP Drops ele dá dicas aos que querem melhorar suas marcas, criar valor para o mercado e tornar um negócio mais humanizado. Confira abaixo:

Como o posicionamento de marca ajuda empresas a criarem valor no mercado?

Hoje em dia, a relação de consumo demanda identificação com os produtos e serviços oferecidos pelas empresas. As empresas que conseguem ler bem os seus públicos são aquelas que dominam o entendimento sobre o comportamento sobre seus hábitos e preferências, entregando valor de forma clara e eficiente. Para isso, o posicionamento bem planejado e executado é fundamental. 

Quais suas dicas para quem quer ser lembrado no mercado? Como fixar a marca na consciência das pessoas?

Muitas empresas sofrem com a miopia do ganho no curto prazo. Posicionamento requer consistência. A Apple tem 46 anos. A Coca-Cola tem 130. Sua marca precisa ser verdadeira, entender a fundo o problema que resolve no dia-a-dia do cliente e oferecer a entrega mais ajustada nas condições ideais. 

Como tornar uma marca mais humanizada?

Assim como as pessoas, as marcas também tem suas vulnerabilidades, inseguranças, desafios. Humanizar não é apenas colocar pessoas no centro do modelo de negócios, mas admitir que suas competências e incompetências existem. Você não saber fazer “B” e ter clareza disso pode ser o melhor caminho para dominar a execução e a entrega de “A”.  

Como ir além e praticar o branding da marca no dia a dia? 

Verdade e consistência. Quem já fez algum processo de terapia ou autoconhecimento, sabe que é muito difícil assumir suas qualidades e inseguranças. Mais difícil ainda é praticar aquilo que acredita, independente dos “outros”. Essa prática também se replica nas marcas. Muitos interesses envolvidos de ordem econômica, política e pessoal. Porém, esse autoconhecimento empresarial é o passo necessário para tomadas de ação relevantes e que te coloquem em evidência na mente de quem consome o seu produto ou serviço. Pode ser uma cor, uma ação, uma frase, um produto. Desde que seja verdade e faça você ser reconhecido como alguém resolvendo um problema e gerando valor, as coisas acontecem. 

Quais os principais erros que as marcas cometem no campo do branding?

Não ouvir o cliente e fazer promessas rasas. Branding é uma promessa. Quando você cumpre a promessa que fez, ganha o direito de prometer novamente e isso vira um ciclo virtuoso de relacionamento e ganhos financeiros. Precisamos evitar a armadilha de que sabemos tudo sobre o que fazemos e que o cliente precisa desesperadamente da nossa solução. Quase sempre estamos errados ou ao menos as coisas não são tão simples quanto parecem. Entender quem somos, o que o nosso cliente espera e como gerar valor com isso. Esse é o tripé fundamental.

Leia outras entrevistas do Economia SP Drops clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail