Siga nas redes sociais

A velha história da promessa de Ano-Novo

Ana Paula Dahlke

Ana Paula Dahlke

Fundadora do Economia SC e Economia SP, sócia do Estúdio Lune, embaixadora do Clube BóraFazer e eleita por dois anos (2021/2022) entre as 10 principais profissionais de imprensa em inovação e startups do Brasil, pelo Startup Awards.

Neste ano, a meta era ler 1 livro por mês. E confesso que não deu (ainda). Fato é que essas promessas/metas de início de ano geralmente sofrem alguns ajustes, conforme voltamos a realidade da nossa rotina. Afinal, toda virada é aquela coisa frenética, né?

Apesar de ter pulado alguns meses, principalmente por conta do trabalho, consegui manter uma média boa. Até agora, início de outubro, foram 8 obras (3 entre agosto e setembro, para compensar os meses que não consegui me dedicar a isso), não tá tão distante assim né?

Uma coisa que não estava no meu radar no início do ano era compartilhar essas leituras com amigos, seguidores e pessoas que acompanham o Economia SC e Economia SP.

Uma prática que se tornou natural com o passar dos meses (uma vez que sempre que vejo uma oportunidade durante uma conversa, compartilho alguns insights que possam contribuir para o bate-papo), foi postar os principais trechos dos livros que eu li este ano, uma espécie de resumo para quem quisesse um spoiler, ou tem preguiça de ler a obra toda (acreditem! eu já ouvi isso das pessoas que leram meus resumos) ou que querem aprender como pílulas de conhecimento rápido.

Adotei um formato prático: uma introdução com o nome da obra e autor e o restante são as respectivas páginas e trechos dos livros. Com o tempo, passei a adotar o nome da coluna dedicada a isso como “marca-texto”, afinal, os insights que eu mais curto, costumo grifar com a caneta (aliás tenho várias cores, para combinar com a capa do livro kkk).

Logo depois, essa newsletter que você lê agora aqui no Linkedin, também se chama “marca-texto”, no qual tento dedicar algumas horas da semana (que não estavam previstas lá no início do ano) para compartilhar um pouco dos meus aprendizados, meu dia a dia e algumas besteiras.

Marca-texto tem sido uma forma de eu pensar em extrair as melhores coisas do livro, e agora também os melhores trechos da minha vida (mas sem romantizar, ok? vou trazer os perrengues também!).

Abaixo, vou deixar os insights dos livros que eu já li este ano. Aliás, quem tiver escrito uma obra e quiser me enviar para aparecer aqui também, eu passo meu endereço no privado!

Marca-texto: as lições de Economia da Influência, escrito por Flávio Santos

Marca-texto: as lições de O Pitch Perfeito, escrito por Edson Mackeenzy

Marca-texto: as lições de Desistir não é Opção, escrito por Camila Farani

Marca-texto: as lições de A Coragem de Ser Imperfeito, escrito por Brené Brown

Marca-texto: as lições de Blitzscaling, escrito por Reid Hoffman e Chris Yeh

Marca-texto: as lições da Psicologia Financeira, do autor Morgan Housel

O oitavo que eu li, acabei não fazendo resumo por conta de ser um assunto muito específico, mas o livro se chama Conteúdo de Marca, escrito por Leonardo Moura.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Os insights de Storytelling, escrito por Carmine Gallo

Índice de mulheres em cargos de liderança volta ao nível da pandemia, diz LinkedIn

Os insights de Dê Propósito, escrito por João Branco

Receba notícias no seu e-mail