Siga nas redes sociais

Search

Programa da FEJESP quer ampliar a diversidade em cargos de liderança

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Em São Paulo, segundo dados da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), há mais de 210 empresas juniores e cerca de 4 mil empresários dessa categoria. Desse total, 4,62% são negros e pouco mais de 4% se identificam como homossexuais. Já homens e mulheres trans representam menos de 1%, índice semelhante ao de jovens com deficiência.

De acordo com um mapeamento sobre as diversas lideranças do Movimento Empresa Júnior (MEJ), dentro dos grupos minorizados são as mulheres que já conquistaram a paridade com os homens, ocupando 50% desse espaço.

Para levar mais diversidade e inclusão a esse segmento, a FEJESP desenvolveu o programa SOMOS,com objetivo proporcionar as bases para a construção de uma empresa júnior mais diversa, abordando um viés educativo sobre a complexidade que a diversidade representa.

Por meio dos encontros e campanhas de marketing promovidos pelo grupo, os empresários juniores são estimulados, por exemplo, a ter um olhar mais atento à diversidade e inclusão durante os processos seletivos.

Na última edição, que aconteceu em julho, os participantes puderam conhecer uma nova plataforma que possibilitou a maior conexão entre os membros das empresas juniores e participar de mais uma edição do Ideathon, concurso que premia a empresa júnior que estruturar o melhor programa para o crescimento da presença das populações minorizadas entre seus membros. 

Para Júlia Pavan, presidente executiva da FEJESP, o projeto trabalha fortemente a questão da diversidade e inclusão:

“Acreditamos que por meio deste projeto fortalecemos a diversidade e inclusão nas empresas e universidades, sempre abrindo portas e oportunidades para todes”.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail