Siga nas redes sociais

Search

O mercado cripto continuará agitado, mas deve ser uma boa oportunidade a longo prazo

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Estefano Debernardi, Gerente de Desenvolvimento de Negócios LATAM na Coins Paid.

Todos estão de olho no BTC que está em seu nível mais baixo desde 2020, o que não deve ser surpreendente, dado o atual aumento da taxa de juros do Fed, notícias iminentes das cadeias de suprimentos, o risco de uma forte escalada no conflito entre a Rússia e Ucrânia e o não comparecimento à política para inflação lenta.

Temos que deixar claro que, mesmo que o BTC seja considerado um ativo de reserva, ele ainda segue a tendência e, quando as pessoas ficam com medo, correm para coisas “mais seguras”, se você planeja ficar no longo prazo, considere olhar um ano ou dois à frente, por que? Bem, principalmente porque no mercado em baixa atual é mais barato “construir” e fazer boas “parcerias”…

Agora, se olharmos para todo o mercado de criptomoedas, fica claro que muitos projetos não resistirão ao teste do tempo simplesmente porque não há caso de uso, apenas memes, golpes ou não podem realmente escalar para atender à adoção em massa. Será muito interessante ver quais projetos saem vivos e com grandes destinos fortes, um bom exemplo é o polígono, eles atualmente possuem cerca de 11 parcerias, sendo uma delas com a Disney.

Todos podemos concordar que 15 de setembro entrará nos livros de história das criptomoedas como o dia da mudança do Ethereum de POW para POS, não é uma façanha menor, devido aos inúmeros atrasos que essa atualização teve, também coloca na mesa um conversa interessante sobre quão descentralizada é a ETH e como ela progredirá no futuro, por que isso é importante? Bem, principalmente porque a maioria dos nós está dentro do território dos EUA, mas também pode incentivar outros players a esperar a bordo e dar esse impulso à descentralização real. Outra parte importante desta nova fase é a experiência do usuário com altas taxas de transação quando a rede está em alto uso, todos pensávamos que isso tornaria mais barato, mas teremos que esperar um pouco mais para isso.

Para resumir isso, você deve seguir o seguinte: considere que o BTC ainda é um ativo de risco, haverá um grande impulso na legislação no próximo ano e meio, se não dois anos e o mais importante um de tudo….. mantenha suas emoções sob controle, divirta-se ao longo do passeio, mas aperte o cinto, Pois será.

Por último, mas não menos importante, poderemos ver como as soluções layer 2 ajudarão e se todo o desenvolvimento dentro do ecossistema eth aumentar (considerar que aproximadamente 50% de todos os desenvolvimentos/projetos são construídos no EVM)

Mas uma coisa é certa: uma nova era para o Ethereum começou a significar um novo cenário dentro da regulamentação e adoção em massa.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail