Siga nas redes sociais

Search

Serasa lança versão do Score que mostra o que impacta na pontuação

Foto: Viacheslav Yakobchuk/AdobeStock
Foto: Viacheslav Yakobchuk/AdobeStock

Referência de avaliação da saúde financeira dos brasileiros, o Score 2.0 da Serasa, mudou para facilitar a compreensão dos consumidores. A atualização permite que os usuários vejam os motivos de mudanças na pontuação, que vai de 0 a 1.000.

Até o início da semana, 3 milhões de brasileiros já tiveram acesso à atualização, que até dezembro estará disponível para todos os cidadãos.

“A principal mudança é que o consumidor entenderá o que influencia na sua pontuação. O novo modelo facilita o entendimento sobre as atitudes que impactam a vida financeira do usuário e proporcionam maior autonomia para que o brasileiro tome melhores decisões sobre sua vida financeira”, afirma Amanda Castro, gerente executiva do Serasa Score.

Além da mudança na experiência do consumidor, o Serasa Score realizou ajustes nos pesos das informações utilizadas no cálculo, o que pode gerar variações na atual pontuação. Os bons hábitos e o cadastro positivo continuam sendo considerados os principais fatores.

Com a atualização, 44% dos brasileiros aumentaram sua pontuação, o que facilita o acesso a crédito a mais de 30 milhões de usuários.

“O Serasa Score afeta a vida de milhões de brasileiros que buscam crédito. Trabalhamos constantemente para que ele se mantenha fiel à realidade financeira dos consumidores. Por isso que as atualizações tecnológicas precisam ser permanentes”, complementa.

COMO O SERASA SCORE É CALCULADO

Os critérios são divididos em grupos, no qual cada categoria tem determinado peso para influenciar a sua pontuação. O cálculo considera informações positivas e negativas do consumidor. Dívidas em atraso, por exemplo, reduzem a pontuação, enquanto um bom histórico de pagamentos aumenta.

Um score Muito Bom situa-se entre 701 e 1000 pontos, mostrando a alta probabilidade de o usuário honrar com seus compromissos de crédito. Entre 501 e 700 a pontuação é considerada Boa. A faixa de 301 e 500 fica na classificação Regular, sendo que a de 0 a 300 é considerada a mais Baixa

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail