O fim do ano sempre movimenta o mercado, trazendo vagas para trabalho temporário. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa é de aproximadamente 95 mil postos de trabalho sejam abertos até dezembro.
O levantamento aponta ainda que, entre as empresas que optarem pelos temporários, 78% pretendem mantê-los por até três meses. De acordo com a WE CAN BR, consultoria em Recursos Humanos, a expectativa é fechar o ano com 10.200 temporários administrados.
Para Poliana Pereira, gerente comercial da WE CAN BR, é previsto aumento de 35% na demanda de vagas até o final do ano, em especial para os setores de varejo e logística.
“A atualização da Lei 13.429/17, que ampliou o contrato individual do Trabalho Temporário para 180 dias, com possível prorrogação para mais 90 dias, tem sido uma grande impulsionadora para o crescimento do setor. A contratação de profissionais nesta modalidade está mais rápida, segura e tem gerado economia para as empresas. A redução de custos para quem os contrata, com taxa administrativa e tributos, pode chegar a até 30%”, explica.
Ela afirma ainda que as vantagens são também para os candidatos, que conseguem oportunidades de voltar ao mercado, mudar de área ou até mesmo ganhar experiência em sua profissão.
“O temporário tem direitos como FGTS, férias e 13o salário proporcionais e ainda até nove meses para se familiarizar com a empresa em que está atuando”, cita.