Siga nas redes sociais

Search

Educação com olhar para o futuro: tendências para edtechs em 2023

edusoft
Foto: Divulgação

Por Michel Robert Weigmann, CEO da Edusoft

A transformação digital tem mudado o jeito como percebemos o mundo e vivemos de uma forma cada vez mais acelerada. Assim, é necessário pensar novas estratégias para a sociedade, sempre com o olhar no futuro.

Podemos dizer que a educação deve estar sempre dois passos à frente, para se manter atualizada e gerando engajamento dos estudantes, que, em sua maioria, são jovens e cada vez menos se encaixam nos padrões criados pela educação tradicional.

É possível afirmar que a educação foi o segmento da sociedade que mais sofreu com os impactos da pandemia –  e ainda vem sofrendo, com defasagem na educação de jovens e adultos, o desinteresse pela escola e altas taxas de evasão, analfabetismo, inadimplência, entre outros tantos fatores.

Neste cenário, como a tecnologia pode ajudar a transformar o ecossistema da educação?

Dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) apontam que as edtechs – empresas de tecnologia com soluções para a educação – representam o maior segmento entre as startups brasileiras (11,5%). São cerca de 570 edtechs em todo o país, que ajudam a mapear algumas das principais tendências para o futuro da educação.

Aprendizagem híbrida

Herança da pandemia, o ensino que mescla o remoto com o presencial, aparentemente, veio para ficar. O aprendizado em formato híbrido combina aulas presenciais com exercícios e atividades online, com o auxílio de tecnologias, como o computador do aluno, celular ou tablet com acesso à internet.

As vantagens deste modelo incluem o estímulo ao protagonismo estudantil e criação de um espaço individualizado, para que o estudante possa ter autonomia na sua aprendizagem.

Porém é necessário que o plano de aula do professor seja atraente e promova a disciplina do estudante com relação ao foco nas atividades. Além de integrar as atividades, de acordo com a realidade de cada turma.

Personalização do aprendizado

Como consequência da digitalização da educação, é possível utilizar ferramentas que levem em conta os interesses, conhecimentos e dificuldades individuais dos alunos. Assim pode-se aprimorar o potencial individual de cada um.

Com o uso de plataforma de ensino que promova a digitalização e a facilidade da aplicação do modelo híbrido, o professor pode alcançar mais facilmente esta personalização para cada estudante e assim conquistar o melhor engajamento dos alunos nas atividades e no aprendizado.

Educação inclusiva

Não deveria ser uma tendência, visto que alunos com dificuldades de aprendizagem sempre existiram. Porém a tecnologia vem tornando cada vez mais fácil incluir os estudantes com deficiências físicas ou psíquicas em um contexto educacional melhor e mais preparado para eles.

Além de facilitar o acesso à informação e adaptação dos alunos às aulas, com aplicativos e dispositivos que promovam esta inclusão, a possibilidade de gestão remota de informações também diminui drasticamente a necessidade de locomoção dos estudantes e seus pais ou responsáveis.

Gestão escolar otimizada

A tecnologia favorece a otimização e melhoria da gestão escolar. Com tantos processos necessários a serem realizados, nas áreas financeira, administrativa e educacional, recursos digitais estão à disposição do gestor para que as etapas dos processos sejam centralizadas e facilitadas para todos. 

Professores, diretores, alunos e equipe administrativa se beneficiam de softwares educacionais. Eles podem ajudar na captação de alunos, já que hoje é imprescindível para muitos estudantes que a tecnologia esteja presente no dia a dia da escola. Além  de reduzir a evasão escolar, já que é mais fácil visualizar alunos faltantes e entrar em contato com os mesmos ou seus responsáveis.

Com relação à aprendizagem, plataformas digitais favorecem o melhor controle de notas e desempenho dos estudantes.

Caso você esteja pensando em revolucionar a sua instituição de ensino, o Mentor Web pode ser a melhor opção. Seu foco é facilitar as questões organizacionais que fornecem uma melhor gerência da escola.

Com módulos voltados para atender todos os segmentos da educação, desde Educação Infantil, Fundamental, Superior, até cursos técnicos e profissionalizantes, além de incluir cursos livres, o Mentor Web é uma plataforma completa, feita para que você possa focar na operação da sua instituição de ensino e desburocratizar os processos.

São ações como essas que ajudam a potencializar os resultados financeiros, com a devida capacitação e reforço de cultura dentro da empresa, para que todos trabalhem de forma a fazer a tecnologia funcionar a favor dos estudantes e da escola.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail