Siga nas redes sociais

Search

Torre de controle: cinco benefícios para a logística

logística-artigo
Foto: Divulgação

Por Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy

Um artigo publicado pela empresa McKinsey & Company revelou que as organizações que investem em tecnologias apresentam melhor desempenho financeiro. Por isso, no setor de logística, implantar uma ferramenta eficiente como a torre de controle é importante para manter a competitividade.

O desempenho das entregas e satisfação dos clientes são pontos importantes para as empresas que querem se destacar no mercado. E, nesse meio, uma tecnologia como a torre de controle  pode ser uma grande aliada.

A ferramenta consegue auxiliar negócios no monitoramento logístico, monitorando  as entregas e coletas de mercadorias que são realizadas diariamente e em grande volume, com informações em tempo real e visibilidade total de todas as etapas em andamento.

O que é torre de controle logístico?

A torre de controle logístico é uma central que integra e organiza todas as informações de uma operação que trabalha com logística de distribuição.

Nessa central, é possível encontrar os dados mais relevantes para as operações, assim, o gestor tem uma maior visibilidade sobre os processos que estão sendo executados, principalmente quando existe um número muito grande de veículos em rota.

Para as empresas que possuem processos logísticos mais complexos, a torre de controle pode ajudar os gestores a otimizar atividades, corrigir eventuais gargalos, além de facilitar a tomada de decisões.

Quais benefícios a torre de controle pode trazer?

De maneira geral, a torre de controle é essencial para acompanhar e melhorar os resultados, além de ter, em mãos, informações sempre atualizadas para agir sobre qualquer problema ou erro de percurso. A tecnologia pode trazer diversos benefícios para as empresas e, consequentemente, para os clientes:

1. Monitoramento de frotas em tempo real

O acompanhamento das rotas de entrega em tempo real é importante para fornecer maior segurança para motoristas, cargas e mercadorias. Com o auxílio da torre de controle logístico, o gestor acompanha desde o início da viagem até a chegada em seu destino, assim a empresa sabe se o produto está perto de ser entregue, e pode informar o status da entrega para o cliente ter tempo de se preparar para recebê-la.

2. Comunicação mais eficiente com os motoristas

Ter informações em tempo real sobre qualquer ocorrência, como imprevistos e mudanças de rota, torna possível o contato imediato com o motorista para resolver os problemas mais rapidamente. Há ainda a possibilidade do contato ocorrer dentro do próprio aplicativo.

3. Indicadores da operação

Com a torre de controle, a empresa define todos os indicadores mais relevantes para o seu negócio e analisa essas métricas mais estrategicamente.

Acompanhar todas as etapas de cada operação facilita a geração de indicadores, pois quanto mais cada etapa é monitorada, melhor ela pode ser mensurada e analisada, tornando visíveis os pontos que precisam ser melhorados.

4. Mais produtividade

Com um bom controle de indicadores, a produtividade também aumenta, pois fica mais fácil identificar quais são as etapas com problemas e encontrar as soluções, tornando a operação logística mais eficiente, produtiva e com um número maior de entregas no prazo.

5. Tomada de decisão baseada em dados

Os dados são importantes pois ajudam os gestores a compreender cada etapa da logística de distribuição. Com metas customizadas, é possível fazer uma comparação entre os resultados e os objetivos traçados para que ajustes necessários sejam feitos.

Algumas utilizadas são: tempo médio que o transporte leva para entregar mercadorias, principais ocorrências durante as entregas, motoristas/veículos mais produtivos etc..

Uma logística orientada a dados é crucial para o crescimento em um mercado tão competitivo e a torre de controle logístico pode ser uma grande aliada nesse aspecto.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail