Siga nas redes sociais

Search

Gestão de trabalho híbrido: 5 soluções para melhorar a experiência dos colaboradores

Foto:  Priyanka/AdobeStock
Foto: Priyanka/AdobeStock

Depois de 2 anos de pandemia, gestão de trabalho remoto e de grandes mudanças no dia a dia das empresas e dos colaboradores, as lideranças passaram a enxergar a importância de investir e traçar estratégias voltadas para a employee experience (EX), ou seja, a experiência do colaborador.

De acordo com a pesquisa Employee Experience Survey, da WTW, nove em cada 10 empregadores afirmam que aprimorar a experiência do colaborador, será prioridade nos próximos 3 anos em suas organizações. Já, antes da pandemia, apenas 52% consideravam a EX como prioridade, sendo que apenas 9% das companhias têm, de fato, estratégias transformadoras.

O conceito tem como principal objetivo oferecer equilíbrio entre os resultados e a preocupação genuína com as pessoas que trabalham na companhia. Isso quer dizer que, além de desenhar táticas para que os resultados dos times melhorem, as organizações passam a olhar para o bem estar e o acolhimento das suas equipes. Isto vai muito além de apenas realizar ações pontuais, mas realmente colocar as pessoas no centro de todas as tomadas de decisão de negócio.

Em um cenário pós pandêmico, este é um desafio ainda maior, visto que os líderes precisam ajudar seus profissionais a se ajustarem às mudanças de modelo de trabalho, novas necessidades e tarefas, aumento de demandas, além de questões psicológicas pessoais desenvolvidas nos últimos anos. Além de todas essas questões, nos últimos anos houve uma crescente no número de pessoas que escolheram mudar ou sair dos seus empregos porque não tinham um ambiente de trabalho saudável ou porque não se sentiam valorizados dentro das empresas. Estes e outros fatores contribuíram para que a EX tenha se tornado uma das prioridades para as empresas.

Com o trabalho remoto e híbrido, muitas empresas estão em busca de soluções digitais e tecnológicas que possam melhorar o dia a dia das suas equipes, garantindo uma melhor experiência dos colaboradores. Tendo isso em vista, separamos 5 soluções que ajudam as organizações a garantir uma experiência positiva para os colaboradores nos mais diversos processos e setores de trabalho. Confira abaixo:

Pontomais 

A Pontomais, startup líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs, oferece um sistema digital 100% integrado que permite que os colaboradores possam bater o ponto de qualquer lugar, por meio do WhatsApp, aplicativo próprio ou até mesmo escaneando o QR Code, Além disso, dentro da mesma plataforma a HRTech reúne informações sobre a gestão de jornada, gestão de férias e folgas e banco de horas, permitindo que os colaboradores possam acompanhar de forma simples e transparente o andamento das suas solicitações de férias e folgas, tenham visibilidade e conhecimento do banco de horas, além de poderem acompanhar o seu registro de ponto juntamente ao RH. 

“Sabemos que o processo de batida de ponto e de controle de registro de ponto são uma das atividades mais burocráticas do dia a dia das empresas, por isso oferecemos um sistema que garante que a experiência do colaborador seja positiva desde as atividades mais simples, como o registro de ponto. Além disso, buscamos incentivar relações transparentes e de confiança entre empresas e funcionários por meio de um sistema integrativo, que permite que os funcionários tenham mais visibilidade dos processos internos e burocráticos do dia a dia” explica Hendrik Machado, CEO e fundador da startup. 

eXp

Presente em mais de 22 países, com 85 mil corretores, a eXp oferece diferenciais tecnológicos para uma experiência de alto nível e consolidou-se como a primeira  imobiliária a atuar no metaverso, dentro de uma plataforma imersiva baseada na nuvem chamada “eXp World”. Na prática, os corretores atuam normalmente como em um escritório real, porém no mundo digital. 

Como uma empresa de capital aberto, a eXp World Holdings oferece aos profissionais do setor imobiliário a oportunidade única de ganhar prêmios de ações por metas de produção e contribuições para o crescimento geral da empresa, com um conjunto completo de soluções de corretagem e tecnologia imobiliária. A corretora baseada na nuvem é movida pela Virbela, uma plataforma 3D imersiva que permite que os agentes estejam conectados globalmente.

Sólides

A Sólides, empresa de tecnologia líder no Brasil na gestão de pessoas nas PMEs, oferece a única plataforma com tudo em um só lugar e a metodologia exclusiva que ajuda as PMEs a crescerem, e segue transformando a gestão de pessoas por meio de inovação e tecnologia. Seu principal objetivo é facilitar o modo como as empresas atraem, desenvolvem e retêm seus talentos, reduzindo o turnover e aumentando as vantagens competitivas de seus clientes.

Em uma única plataforma, oferece as funcionalidades necessárias para os processos de RH e DP: atração e gestão de talentos, desenvolvimento e performance, engajamento e retenção, educação corporativa, benefícios, serviços financeiros e rotinas de departamento pessoal. Também mantém o maior portal de educação de RH da América Latina, o RH Portal. Nos últimos três anos, a empresa cresceu 5 vezes e o número de clientes quadruplicou atingindo mais de 21 mil empresas e mais de 4.5 milhões de vidas ativas gerenciadas por meio de sua plataforma, e desponta.

Paketá

A fintech concede e faz gestão de crédito sustentável para funcionários, oferecendo produtos como o crédito consignado com desconto em folha, acesso a antecipação de salário e resgate do saque-aniversário do FGTS . A Paketá conta hoje com mais de 2000 empresas conveniadas, beneficiando colaboradores que de todo país com a solução da plataforma, que utiliza dados e tecnologia para oferecer crédito de maneira contextualizada para o perfil e momento de cada colaborador. Com a possibilidade de ter uma oferta de crédito 100% online, a fintech ainda facilita o trabalho das equipes de RH no processo de avaliação e aprovação do crédito para os funcionários. Para as empresas, a solução impacta diretamente nas taxas de absenteísmo e produtividade dos colaboradores, e pode atender a companhias de todos os portes e segmentos.

Nubbi

A Nubbi, edtech com sede em Poços de Caldas-MG, oferece capacitação como benefício para colaboradores de empresas dos mais variados segmentos. Por meio da Leveduca,  plataforma de educação com foco em qualificação profissional, a startup conta com quase 200 conteúdos que vão desde treinamentos de Normas Regulamentadoras (NR) para a indústria até cursos voltados para o desenvolvimento de softskills e hardskills. Além do funcionário, o benefício de acesso à plataforma é extensivo aos familiares, que também podem utilizar os cursos como forma de atualização do currículo.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail