Siga nas redes sociais

Search

As vantagens de se automatizar a régua de cobrança

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Alessandro Dall Orto, CEO da Dupay.

Os desafios enfrentados pelo setor de finanças não são poucos. Para empresas dos mais diversos portes e segmentos, nutrir uma comunicação financeira de valor com seus clientes é um objetivo que se justifica em termos práticos, não há margem para erros, e qualquer aproximação bem-sucedida pode ser o diferencial que leve a um amplo processo de fidelização. Outro elemento que apenas atribui ainda mais complexidade ao tema é o cenário econômico do país.

Atualmente, para se ter uma dimensão, a inadimplência atingiu um recorde de 30,3% da população, referente ao mês de outubro. De acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), o crescimento é de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado. De fato, essa é uma realidade que deve pautar iniciativas e aprimoramentos internos. Se por um lado, muito se discute o papel do consumidor e seu comportamento financeiro, a função a ser cumprida por organizações brasileiras é igualmente crucial. E isso vai de encontro à tecnologia como um verdadeiro divisor de águas.

Reduzir a inadimplência é possível, e essa missão também pertence às empresas. Com um projeto robusto de automação, considerando funcionalidades de ferramentas consolidadas no mercado, o gestor deixa claro que sua prioridade é modernizar um dos setores mais importantes para o funcionamento e a austeridade das empresas.

Facilitando a vida financeira: é preciso entender seu cliente

Partindo do princípio de que todas as etapas de cobrança foram automatizadas, surge um espaço extenso de aproveitamento do que a tecnologia tem a oferecer. Sem sistemas manuais, com pouca aderência e aquele desgaste de exigir atividades exaustivas por parte da equipe responsável, a rotina será de alto desempenho, dinamismo e segurança. Dentro de um background de confiabilidade, em harmonia com princípios básicos de Compliance e segurança jurídica, o departamento terá uma visão holística sobre a situação financeira como um todo, desde usuários inadimplentes a faturas pagas e abertas, o que contribui para um ambiente de previsibilidade quanto ao fluxo de caixa.  Aqui, a ideia central é fortalecer a autonomia econômica de quem não pode se dar ao luxo de lidar com falhas críticas para a integridade do negócio.

Seguindo essa linha de raciocínio, os reflexos se estendem à experiência do cliente. O caminho para reduzir a inadimplência e gerar vínculos com os consumidores tem origem em determinadas medidas. Diversificar os meios de pagamento, com canais de comunicação simplificada, que coloque a figura da empresa como uma parte genuinamente interessada em facilitar a jornada do pagador, são iniciativas que culminam em um olhar de valorização por quem, indubitavelmente, também deseja sanar suas dívidas.

Concluindo o artigo, entendo que não há mais tempo para renegar o uso de novas tecnologias no setor financeiro. Seja para enfrentar a inadimplência, fidelizar o público-alvo ou garantir um controle ininterrupto sobre o andamento de todas as pendências financeiras. Ceder à inovação é sinalizar positivamente para inúmeros benefícios, e com certeza, a automatização da régua de cobrança exemplifica com fidelidade todo o potencial por trás da inovação.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail