Siga nas redes sociais

Search

Embrapii cria certificação de sustentabilidade para projetos de inovação industrial

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Os projetos de inovação apoiados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) serão certificados com uma espécie de selo de sustentabilidade, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030.

A metodologia inédita criada em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi apresentada durante painel promovido nesta semana pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na COP27, no Egito.

Com esta iniciativa, a Embrapii pretende contribuir para a atração de investimentos em soluções sustentáveis, ao oferecer aos projetos de inovação uma garantia de que adotam tecnologias e soluções inovadoras com real potencial para mitigar impactos ambientais e reduzir desigualdades.

“Essa metodologia estabelece um ‘selo’ de compromisso com a sustentabilidade e responde a uma demanda crescente no setor empresarial brasileiro, que se mostra cada vez mais sensível à urgência dessa agenda como forma de garantir competitividade, sobretudo no mercado global”, explica o presidente da EMBRAPII, José Luis Gordon.

Levantamento feito pela própria Embrapii aponta o potencial da indústria nacional para impulsionar a agenda climática. Atualmente, 67% dos projetos de inovação apoiados pela entidade trazem temáticas ou preocupações relacionadas aos princípios de sustentabilidade da comunidade internacional.

Energia limpa, agricultura sustentável, saúde, bem-estar e redução da fome estão entre os temas mais presentes nessas iniciativas, que correspondem a aproximadamente 1,2 mil projetos de 950 empresas, executadas com recursos e apoio técnico da instituição.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail