5 formas de personalizar ofertas na Black Friday 

De acordo com uma pesquisa recente do Mercado Livre, 80% da população brasileira vai fazer uma compra na Black Friday e 92% irão pesquisar produtos em plataformas online. Dessa maneira, o foco no sucesso do cliente se torna um importante aliado e um diferencial estratégico para as vendas durante a data. 

Para Mateus Pestana, CEO da SenseData, plataforma de customer success e dados acionáveis, as empresas devem mirar em qualidade e não em quantidade na Black Friday deste ano:

“As ofertas de Black Friday são diversas, então a concorrência é grande. Mas, é possível se diferenciar e utilizar os dados para ofertas certeiras de acordo com o cliente. É hora de deixar as ofertas genéricas e diversas de lado e focar na personalização e experiência do consumidor com base nas compras e dados da sua base de clientes”.

Para o especialista, o time de customer success é um diferencial para criar ações personalizadas para aquisição e fidelização de novos clientes, principalmente neste momento em que o consumidor é bombardeado de ofertas.

Ele listou 5 motivos para as empresas apostarem no uso de dados e personalização de ofertas para uma atuação mais assertiva durante a Black Friday.

1 – Se diferenciar da concorrência

No primeiro semestre de 2022, mais de 2 milhões de empresas foram abertas no Brasil, por isso, é preciso saber diferenciar e atrair os clientes para a sua empresa, em meio a tanta concorrência. O uso de dados é uma ótima ferramenta para essa ação. Através deles é possível conhecer o seu consumidor, traçar estratégias e estabelecer ações assertivas para atrair e reter os clientes. Além disso, fortaleça a relação com o seu cliente através de e-mails, contatos e promoções baseadas nos dados de carrinho e lista de desejo do cliente. Porém, é preciso ter atenção. Segundo a pesquisa Intenção de compra na Black Friday 2022 Especial Marketplace e Copa do Mundo, 48% dos consumidores não se cadastram em newsletters perto da Black Friday por receio da quantidade de e-mails que receberão. 

2 –  Atrair clientes

A personalização é uma ótima forma de atrair clientes. Ou seja, entender a comunicação e o comportamento do consumidor é importante para que a personalização seja efetiva. Por isso, é importante que o atendimento e a experiência do cliente sejam incríveis. Uma informação importante para este cenário de Black Friday pós eleição, pré Copa do Mundo, é que, ainda segundo a pesquisa, 37% dos consumidores on-line gostariam de ver banners, e-mails, redes sociais e demais campanhas temáticas em relação a Copa. Portanto, a personalização pode ser criada pensando no momento atual em que estamos vivendo, visto que o campeonato futebolístico é um fenômeno mundial. 

3 –  Entregar sucesso para o cliente em todas as fases da compra

O sucesso do cliente é importante em todas as etapas, desde o pré até o pós compra. Esteja sempre atento às métricas e dados dos clientes para entender o que eles buscam e estar pronto para o momento da compra. Certifique-se de que o site, os meios de comunicação e o estoque estejam corretos para evitar dores de cabeça para o consumidor e consequentemente para você, que pode perder a venda, isso porque 49% dos consumidores pretendem comprar por Marketplaces na Black Friday.

4 – Reter clientes

Mais importante do que atrair novos consumidores é reter aqueles que já consomem os seus produtos. Portanto, estratégias de comunicação com clientes que já compraram com cupons de desconto ou lembrar que o site está com ofertas, é uma ótima aposta. Uma boa estratégia para as empresas que vendem on-line neste período é saber que 45% dos clientes darão prioridade a lojas com o frete mais baixo. Portanto, criar uma logística que faça com que o dia da Black Friday obtenha um baixo custo de envio da compra, é essencial para o sucesso de retenção do cliente, porque após essa fase de baixa de preços, provavelmente o cliente voltará a comprar. A implementação de softwares, como a SenseData, também é um ótimo aliado para os negócios, através da plataforma é possível reduzir significativamente a perda de clientes através de análises e estratégias baseadas no mapeamento de interesse dos clientes. 

5 – Aumentar a receita

Clientes que são bem tratados, realizam mais compras. Além disso, indicam o site para novos clientes em potencial diante da boa experiência de compra, então invista no treinamento dos colaboradores, na tecnologia do site da loja e nas operações para que a compra aconteça de forma simples para o consumidor, entregando a melhor experiência de compra. Segundo a pesquisa, 66% das mulheres se importam mais com lojas que oferecem melhores preços, contra 52% do público masculino, além disso, 28% do público A e B consideram essencial lojas com boas políticas de troca e devolução. Portanto, aposte na boa experiência. 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais