Siga nas redes sociais

Search

Inovação: 4 vantagens dos softwares de logística

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Por Vinícius Pessin, CEO da logtech Eu Entrego.

A tecnologia sem dúvidas é a maior aliada dos gestores e empreendedores no século 21 e uma das áreas que mais podem se beneficiar desses investimentos é a de logística. O setor é um dos pilares para o sucesso de qualquer empreendimento e conquistar um bom nível de produtividade nele é um desafio que exige a adoção de estratégias inteligentes. Uma dica que pode fazer toda a diferença no mundo corporativo é a adoção de softwares de logística.

Em um cenário competitivo, é fundamental conectar a cadeia de entrega com o monitoramento eficiente para operacionalizar as atividades e otimizar os processos. Veja aqui quatro vantagens disponibilizadas pelos softwares de logística que podem alavancar seus negócios. 

1- Reduzir o uso de mão de obra 

Enxugar custos sem afetar a produtividade da empresa é um desafio presente em qualquer segmento de negócio, especialmente em tempos de crise e alta concorrência no mercado. Neste cenário, a automação de processos reduz a necessidade de contratações para inúmeras atividades que já podem ser realizadas pelos sistemas. Assim, você pode reduzir sua folha de pagamento ou deslocar esses colaboradores para outras funções mais estratégicas, como os setores de vendas e atendimento ao cliente. 

2- Segurança das informações 

Segurança é uma das grandes preocupações das empresas contemporâneas, pois o vazamento de dados sigilosos e estratégicos pode representar um sério problema junto aos clientes, esbarrando em temas que vão além da credibilidade. Os softwares de logística, além de agilizar processos, são capazes de ampliar esse controle sobre as informações geradas no setor, impedindo que pessoas não autorizadas tenham acesso aos dados, além de registrar todas as alterações e acessos realizados nos arquivos e ampliar a gestão de quem aciona os sistemas. 

3- Redução de erros 

Um procedimento realizado manualmente está mais sujeito a erros. Por outro lado, quando temos o auxílio da tecnologia, a ocorrência de falhas na execução e no planejamento das tarefas diminui consideravelmente. Esse tipo de vantagem é muito importante para a logística, pois falhas nessas entregas são sempre muito prejudiciais para o negócio, esbarrando diretamente na satisfação e fidelização do consumidor. 

4- Aumento da satisfação e das compras 

Em uma sociedade digitalizada e cada vez mais protagonista de seu consumo, satisfazer a necessidade do cliente e conquistar sua preferência são tarefas que exigem muito trabalho e dedicação das empresas. O crescente uso dos softwares de logística já vem comprovando os resultados nesse sentido, pois melhora a qualidade e rapidez dos processos – o que impacta diretamente a jornada do consumidor. Com tanta tecnologia e informações disponíveis, o cliente espera adquirir um produto de qualidade de forma segura, rápida e eficiente. Um investimento que vale a pena em qualquer setor. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail