O auxílio do ERP no controle de vendas na Black Friday 

Por Rafael Netto , CEO da Nomus.

Com a Black Friday chegando, os varejistas e as indústrias de diversos setores e de todos os tamanhos já se preparam para o influxo iminente de compradores on-line e em lojas físicas. Na Black Friday, as empresas procuram vencer a concorrência com as melhores ofertas e o desafio é atender altas demandas com o maior nível de eficiência, e, se possível, quebrando recordes de vendas. Os procedimentos de vendas incluem todas as atividades, desde a comunicação com os clientes até o rastreamento e envio de cada pedido efetuado. 

Diante desse contexto, um controle de vendas e produção eficientes é essencial para garantir bons resultados na data marcada pela Black Friday no que tange à qualidade dos produtos, lucratividade e satisfação do público, principalmente. A indústria abastece o varejo com um preparo antecipado para o pico de demanda, o que pode implicar em produzir com base em uma expectativa futura de pedidos. Com uma gestão adequada, é possível antecipar possíveis problemas e fazer um bom gerenciamento dos recursos – e o uso ativo da tecnologia é fundamental nesse ponto. Isso porque grande parte das atividades relacionadas ao controle de vendas e produção pode ser automatizada usando um software de ERP, que auxilia em todas as etapas de fabricação, desde a geração do pedido até o produto pronto. Do chão de fábrica até a gestão da carteira de clientes como um todo, um ERP promove melhorias nas operações e registro documental de todas as transações de vendas em tempo real, além de integrar os setores.  

O impacto do ERP no chão de fábrica 

Os ERP são essenciais para os fabricantes, independentemente de seu porte, escopo ou produtos que saem de sua linha de montagem. Isso porque os sistemas de gestão integrada ajudam os fabricantes a automatizarem múltiplos processos, desde a requisição de matérias-primas até a expedição do produto acabado ao distribuidor. Simplificando, o ERP oferece às indústrias uma visão holística de suas instalações de produção, para que possam operar de forma mais eficiente, fortalecendo a fidelidade do cliente e aumentando a performance dos resultados. 

Fazendo o controle de fábrica com o ERP, é possível planejar e gerenciar os fluxos operacionais enquanto o sistema automatiza simultaneamente vários processos de negócios, como finanças, cadeia de suprimentos, inteligência de negócios, PCP, custos e outros.  Mas o verdadeiro poder por trás do ERP para fabricação é sua capacidade de fornecer visibilidade total de suas linhas de produtos, tempos de resposta aprimorados, sincronização perfeita do fluxo de trabalho com as informações na tela e simplificação da totalidade dos complexos processos de transformação. 

ERP torna a indústria mais competitiva na Black Friday 

O ERP é uma ferramenta poderosa para o controle de vendas e que se estende até o chão de fábrica. Tendo em vista que a Black Friday é o momento de maior demanda e procura por produtos, contar com um sistema inteiramente informatizado, capaz de automatizar grandes demandas de processo e integrar todos os setores de um negócio em uma única plataforma, é um diferencial competitivo de muito valor. Um sistema ERP é essencial para obter uma visão abrangente da fábrica e garantir um fluxo de trabalho contínuo, pontos essenciais para obter grandes resultados na maior data comercial do mundo. Entretanto, implantar uma ferramenta como essa demanda tempo e dedicação para finalização do projeto. Por isso, pensando em atender os período de alta demanda, é importante que a empresa de prepare antecipadamente.  

Por fim, ressalto que em um cenário de alta competitividade é pautado, também, pelo dinamismo das operações, sendo que contratar um software ERP é um caminho seguro para garantir a relevância das indústrias e otimizar as operações e a gestão de maneira geral.  Há um movimento geral das indústrias brasileiras em buscar maximizar seus resultados, o que, com frequência, vai ao encontro do uso da tecnologia. Os sistemas de gestão integrada oferecem aos executivos e gerentes de chão de fábrica uma alternativa moderna e eficiente para gerir o fluxo de trabalho e basear em dados a tomada de decisão. Com um bom controle de vendas, comissões, custos, qualidade e produção, as chances de sucesso na Black Friday são grandes. E o ERP pode ser o agente catalisador desse processo. 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais