Siga nas redes sociais

Search

Programa busca startups para aportes de até US$ 100 mil

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

No Brasil, as mulheres representam 52% da população enquanto as pessoas negras são 54%. Apesar de maioria populacional, esses dois grupos recebem menos de 2% do total investido por venture capital, indicando uma desigualdade desproporcional na alocação de recursos.

Com o cenário de retração da economia global, seguido da alta taxa de juros, o volume dos investimentos de risco diminuiu e está ainda mais restrito.

Nesse sentido, a Potencia Ventures resolveu endereçar esta lacuna de mercado lançando o Potencia UP, um programa afirmativo para empreendedores diversos como mulheres, pessoas negras, da comunidade LGBTQIA +, pessoas com deficiência, periféricas ou 60+. 

O programa vai selecionar 20 startups com impacto em educação ou empregabilidade que tenham, pelo menos, um MVP (mínimo produto viável).

Todas essas empresas passarão, durante 1 ano, por uma comunidade de benefícios e integração para construção de capital financeiro, intelectual e educacional, incluindo aulas de inglês, mentorias coletivas e individuais, conexão com investidores e apoio na estruturação da rodada. 

Durante o período, a Potencia elegerá 5 delas para investimento de cheques de até 100 mil dólares, dependendo da necessidade da startup. 

“Os nossos investimentos são mais diversos do que a média da indústria de VC, mas ainda há espaço para impulsionarmos a iniciativa, considerando as particularidades das populações dos países em que investimos. Ao contrário de uma visão mais conservadora, muitas pesquisas apontam que diversidade é um componente forte para trazer retorno ao portfólio, então por que ainda não fazemos isso massivamente? Levando em consideração o cenário, o aprendizado de inglês vai ajudar a colocar as startups no radar do capital estrangeiro, as mentorias vão dar maturidade para a construção de relacionamento com potenciais investidores e a troca com empreendedores experientes do nosso portfólio vai mostrar caminhos mais eficientes para gerar tração às empresas”, detalha Itali Collini, diretora do grupo no Brasil.

Os interessados podem se inscrever pelo link clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail