Siga nas redes sociais

Search

Como grandes eventos ajudam a impulsionar o marketing digital

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Grandes eventos de alcance global, como a Copa do Mundo, Olimpíadas e festivais de música como o Lollapalooza e Rock in Rio, além dos reality shows exibidos nas TVs abertas podem contribuir fortemente para ações de marketing digital feitas pelas empresas.

Além das ações de patrocínio direto, como as marcas que investem na Seleção Brasileira de futebol, outras empresas pegam carona nesses eventos e fecham contratos com personalidades que estão em evidência nessa época, casos dos jogadores Vinícius Junior e Neymar e do narrador Galvão Bueno.

A propósito, a despeito da queda de audiência das TVs abertas apontada pelos institutos de pesquisa, as transmissões têm contribuído para um aumento significativo das redes sociais dos personagens envolvidos.

Saulo Camelo, CEO da CMLO&CO, agência que auxilia empresas a alcançarem os seus objetivos com ferramentas e estratégias de marketing inovadoras, aponta um aumento de 2 milhões de seguidores do jogador Richarlison logo após o gol marcado na estreia do Brasil na Copa do Mundo do Qatar.

Para ele, embora o Painel Nacional de Televisão, índice que registra a audiência das TVs abertas em todo o Brasil, venha registrando queda ao longo do ano, a TV Globo vem batendo recordes nas transmissões dos jogos.

Para o publicitário, acontecimentos exibidos nesses grandes eventos transmitidos pela TV aberta acabam se tornando tendências para o meio digital, especialmente as redes sociais, de modo que o indicado para as empresas que pretendem fazer ações relacionadas é adotar um posicionamento cruzado do off-line da TV aberta e o on-line do digital.

“A televisão ainda tem esse poder de impulsionar as celebridades, influenciadores e todo público envolvido”, ressalta.

De acordo com ele, associar a marca a uma pessoa é uma estratégia muito antiga, feita há muitas décadas. Contudo, adverte para as empresas avaliarem também os riscos de posicionamento do personagem que vai representar a marca, especialmente quando essa pessoa dá alguma declaração negativa à imprensa que acaba viralizando no meio digital e gere impacto negativo para a marca.

“Automaticamente as pessoas acabam associando uma eventual mancha que a celebridade crie na sua imagem à marca que a patrocina”, aponta..

Para finalizar, ele afirma que como essas pessoas estão em evidência, promover ações de marketing com essas celebridades criam uma expectativa de maior reconhecimento de marca e até um aumento de vendas.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail