Siga nas redes sociais

Search

5 dicas para melhorar a comunicação entre líderes e liderados

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Felipe Hotz, CEO do Comunica.In

É fato que as lideranças são parte fundamental para garantir o bom desempenho das equipes, mas o papel da Comunicação neste processo é maior do que se pode imaginar. 

De acordo com um estudo conduzido pela Stanford Graduate School of Business, menos de um quarto dos funcionários consideram seus líderes como comunicadores bem-calibrados. Isso quer dizer que, na prática, as lideranças se comunicam muito ou pouco com seus liderados, o que pode causar falta de entendimento sobre o que é importante em determinada demanda ou fase da organização e atrapalhar no alcance dos objetivos de negócios.

Alguns acabam excedendo a quantidade de informações que devem ser passadas à sua equipe. Por outro lado, há quem não se comunique por considerar que este é um trabalho que deve ser parte do time de Comunicação Interna e se esquecem que a gestão de pessoas é um trabalho, acima de tudo, da própria liderança.

Então, como garantir uma comunicação efetiva entre líderes e liderados? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a mudar a realidade da comunicação interna nas organizações. 

  1. Proporcione um ambiente para trocas

Com o trabalho híbrido, ou ainda no remoto, é natural que os colaboradores se sintam mais retraídos na hora de conversar sobre pontos sensíveis com as lideranças, muitas vezes por não conhecê-los bem. O recomendado é abrir espaços para trocas descontraídas e informais. Assim, quando houver o momento de feedbacks ou conversas que demandam um nível maior de atenção, elas tendem a ser mais fluidas.

  1. Capacite o time

Muitas pessoas esquecem que a comunicação é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada. Fornecer cursos que ajudam no desenvolvimento da comunicação interpessoal pode ajudar a engajar os líderes que já fazem parte da organização e, de quebra, formar potenciais comunicadores em todo o organograma.

  1. Potencialize o fluxo de comunicação

O termo infoxicação também vale para a comunicação com os colaboradores. Saber compartilhar a informação certa de uma forma direcionada é essencial para garantir a eficácia da comunicação interna nas organizações. Com a ferramenta do Comunica.In, percebemos um aumento de até 76% da efetividade da comunicação com públicos internos. Com isso, é possível fazer uma ampla gama de segmentações de público e direcionar as mensagens que são verdadeiramente relevantes para cada um deles, o que reflete diretamente no aumento das taxas de engajamento. Isso ajuda a garantir o equilíbrio e evita que os colaboradores se sintam ansiosos e estressados por conta do excesso ou falta de comunicação.

  1. Entenda seu papel na automação e personalização da estratégia 

Com a quantidade de dados gerados a cada instante a necessidade de simultaneamente, automatizar os processos de comunicação interna das organizações é cada vez mais urgente. Por outro lado, a liderança tem a função fundamental de unir os indivíduos de uma equipe, para que juntos possam alcançar os objetivos comuns. Por isso, quem está nesse papel precisa identificar o que dá certo e errado sobre cada assunto, para cada membro de cada time. Conseguir ter clareza naquilo que repassa e para quem, é essencial para o bom funcionamento de uma equipe, assim como criar um ambiente de trabalho mais produtivo depende de uma comunicação saudável e personalizada também. Com a automação dos processos repetitivos sendo resolvidos pela tecnologia da maneira certa, é mais fácil formar um time estratégico de verdade e promover o crescimento dos negócios. Com o Comunica.In, houve a redução de até 65% de horas dedicadas a atividades operacionais na área de Comunicação Interna.

  1. Respeite as preferências pessoais de comunicação

É importante entender as percepções dos funcionários sobre a comunicação com seus líderes. Além de rodar pesquisas com os colaboradores, qualificar os profissionais para desenvolver uma escuta ativa e entender quais elementos estão funcionando bem e o que pode ser melhorado. A interação com mensagens de cuidado e interesse também é importante para promover o melhor relacionamento entre os colaboradores. Além disso, fazer a análise e mensuração dos dados de comunicação interna ajuda a descobrir qual o melhor canal para que a mensagem chegue ao time. Existem setores que usam muito o e-mail, outros o Whatsapp, Slack, Teams, outros preferem centralizar tudo em um app.. Cada grupo de indivíduos dentro da organização tem suas preferências,  que podem ser descobertas e aprimoradas para aumentar a efetividade e eficácia da comunicação interna.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail