Siga nas redes sociais

Search

5 funcionalidades de ERP que ajudam a alavancar as vendas de Natal

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Natal é uma das datas mais esperadas pelos varejistas, isso porque há um alto volume de vendas. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, apontam que a data deve movimentar R$ 66,6 bilhões na economia e levar mais de 118 milhões de consumidores às compras. 

Para atender as demandas desse período, ter uma ERP de gestão completa é essencial, mas além disso, é importante ter uma equipe preparada para utilizar todas as funcionalidades do sistema.

“Oferecer aos consumidores uma experiência completa de vendas, com um time capacitado e munido de informações faz a sua loja se destacar na concorrência, aumenta a satisfação dos clientes, além de fidelizá los”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

Pensando nisso, o especialista selecionou 5 funcionalidades de ERP essenciais para alavancar as vendas e auxiliar os lojistas a melhorarem o desempenho nesse fim de ano:

1- Raio-X de estoque

Uma boa estratégia para a data é checar o estoque para visualizar os produtos disponíveis e, assim, criar ações promocionais mais assertivas. O sistema criado pela VarejOnline, por exemplo, permite que o lojista mapeie o tempo de inatividade do estoque e escolha itens para trabalhar com promoções e até queimas de estoque. É uma data com alta demanda de produtos, por isso, a gestão dos estoques é uma vantagem competitiva e será decisiva para os resultados de qualquer negócio neste Natal.

2- Gerenciamento de plataformas omnichannel

O omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada para o consumidor, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais. Por isso, é importante uma ERP que contemple todos os canais para facilitar o gerenciamento de ações. Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online e com retirada na loja, por exemplo. 

3- VO Closer

As vendas por whatsapp vem conquistando os consumidores pela facilidade de compra. Trata-se de um formato que permite divulgar produtos, fazer compras, realizar pagamentos online e retirar o produto em uma loja física. O app de vendas VO Closer, da VarejOnline, oferece um controle intuitivo para cada etapa da venda, além de total autonomia do vendedor para compartilhar com o cliente até mesmo um link de pagamento online, possibilitando que o seu cliente consiga fazer a compra totalmente pelo seu smartphone.

4- Análise de clientes

Para Mortari, a experiência do cliente é um ponto crucial das vendas, ainda mais quando trata-se de experiência personalizada, por isso, uma análise de perfil é importante. Por meio do sistema ERP o lojista consegue traçar o comportamento do consumidor, mostrar os itens mais comprados e qual o ticket médio das compras, dessa forma, é possível oferecer produtos que combinem com cada perfil e ser mais assertivo nas ofertas para cada um.

5- Acompanhamento das metas da loja

É importante que o lojista trace metas em períodos definidos, dessa forma, é possível acompanhar o progresso das estratégias e até mesmo redefinir ações para atingir os objetivos de vendas. Incentivamos os profissionais a explorarem a ERP pois lá eles encontram todo tipo de informação para atender o cliente. É possível integrar o estoque da loja online e física, gerar cupons que podem ser usados em campanhas com influenciadores, ou mesmo promoções de aniversários.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail