Siga nas redes sociais

Search

5 dicas para fazer um pitch de sucesso

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Recurso que se popularizou com as movimentações das startups por escalabilidade, o pitch tem sido uma ferramenta muito usada por empreendedores na busca por investimentos, parcerias, clientes ou sócios.

Trata-se de uma apresentação breve e direta de uma empresa, produto, serviço ou ideia, explicando os seus diferenciais e objetivos.

Mas o que se deve fazer para chegar ao pitch perfeito? Para Rodrigo Curcio, especialista em carreira, liderança e inovação, CEO da hrtech Humanaz, é preciso, antes de tudo, saber o que se quer:

Confira algumas dicas do especialista para ajudar nessa jornada:  

1 – Aonde você quer chegar?

Saiba aonde quer chegar a partir de um “porquê” que conecte os seus propósitos, vivências e experiências e que te incomode, pois aí você não descansará até resolver.  

2 – Seja empático com o usuário

Demonstre interesse genuíno pelo usuário para construir uma tese. A partir daí, viva a jornada e o problema com o usuário, sendo empático com sua dor e construindo sua própria experiência sobre como é vivenciar aquele problema.

3 – Destinação dos recursos

Defina seus unit economics/objetivos de negócios, o percentual de equity que está disposto a negociar com o investidor pela captação do investimento, a partir da sua experiência vivendo a jornada do seu usuário. Construa um racional de captação de investimento que reflita os objetivos do negócio, metas a serem atingidas, mas principalmente sobre como efetivamente será executado (início, meio e fim), definindo, por sua vez, para que o dinheiro será utilizado.

4 – Prepare-se para as perguntas

Esteja preparado para responder perguntas e fornecer mais informações sobre o projeto, indicando claramente como você pretende resolver desafios a partir de um mapeamento prévio do mercado, analisando oportunidades e objeções.

5 – Vá além da apresentação 

Não diga o que está na apresentação, fale sobre o que te incomodou para estar ali e por quem / o que você está lutando para transformar todos os dias. E venda sua tese para captar o investimento com a mesma energia aplicada para definir seu propósito, largar tudo para trás e decidir ser feliz fazendo o que gosta pois é bom no que faz. Você se sentirá mais seguro.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail